O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Brasil
  5. Spadoni AA
  6. 2013
  7. Pavilhão Aeroporto / Spadoni AA

Pavilhão Aeroporto / Spadoni AA

  • 05:00 - 15 Julho, 2016
Pavilhão Aeroporto / Spadoni AA
Pavilhão Aeroporto / Spadoni AA, © Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

© Tiago De Oliveira Andrade © Tiago De Oliveira Andrade © Tiago De Oliveira Andrade © Tiago De Oliveira Andrade + 17

  • Arquitetos

    Francisco Spadoni, Tiago De Oliveira Andrade
  • Localização

    São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Equipe

    Jaime Vega, Natália Turri Lorenzo, Sabrina Chibani, Paulo Catto Gomes
  • Área

    3982.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pavilhão Aeroporto faz parte da série de 12 Pavilhões Urbanos que criamos para a Hyundai, compostos por showroom e áreas de exposição. Três temas guiaram o processo: para a cidade, o edifício como instalação; para a arquitetura, a flexibilidade do programa, para a construção, uma matriz tecnológica reprodutível. Essa matriz, aliás, é o elemento aglutinador de todos os trabalhos e transformou um problema técnico num elemento de linguagem, a sa ber: um volume transparente montado  pela junção de perfis de aço e vidro aplicado diretamente aos perfis sem caixilhos. Uma redução, por assim dizer, onde um grande volume se resolve com pouca matéria.

© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

Para o Pavilhão Aeroporto trabalhamos com duas caixas sobrepostas: uma em vidro, contendo a área expositiva e outra  como uma espécie de segunda pele, que, ao mesmo em que atua como um brise-soleil, permite a transparência necessária para a função de showroom.  Essa pele é definida por um sistema de passarelas elevadas, que ao mesmo tempo em que define as linhas dinâmicas da fachada, permite a promenade de contemplação do interior.

O edifício está implantado numa importante via expressa de acesso ao Aeroporto de Congonhas na cidade de São Paulo e a possibilidade de ser visto unicamente em velocidade induziu a que pensássemos sua implantação como um corpo linear que flutua na paisagem. Uma instalação, por assim dizer,  que, vista do espaço público, força a arquitetura para além de sua função e a apresenta para a cidade como um edifício singular.

© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

O espaço interno é composto por um vazio principal, outro secundário e um  hall de acesso que os conecta.  Os três espaços são envolvidos pela passarela - fachada, elevada em altura variável do solo e formada em sua superfície por um sistema de placas verticais com ritmo variável a partir de um modelo matemático. Essa placas funcionam como brise-soleil, atém de protegerem a passarela frente ao espaço da rua.

© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

O projeto define-se por um corpo linear de 72,00 metros de extensão, por 22.30 metros de largura e 10 metros de altura. É suportado por colunas de aço em seção tubular quadrada de 350 x 350 mm, com espaçamento entre eixos variando entre 4.80 e 9.60 metros, recuadas 3.70 metros em relação a fachada frontal e 1.50 metros em relação à fachada posterior. Vigas laminadas em aço W 530 x 85 vencem ambos os vãos, criando o suporte necessário para a leve cobertura em telha metálica tipo sanduíche e se prolongam em balanço, criando o suporte para a segunda pele definida pela  passarela frontal e para a fachada posterior.

Planta 1
Planta 1
Corte
Corte

A passarela frontal é atirantada na estrutura de cobertura por perfis de aço em seção tubular quadrada de 100 x 200 mm com espaçamento entre eixos de 4.80 metros. Nestes tirantes uma viga tubular com seção retangular de 300 x 200 mm cria o apoio para o piso da passarela executada em chapa perfurada de aço.

© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

Pavilhões fazem parte da cultura da arquitetura como obras que se destacam pelo estoque de volume espacial que mobilizam e não necessariamente  pelo programa que abrigam. São obras feitas para ninguém, pois são pensadas para resistirem ao uso e mudarem com o tempo.  Essa flexibilidade dota a arquitetura da responsabilidade de sobreviver por outras características, se isso vier a fazer sentido, mas fará parte de uma história que não podem determinar.

© Tiago De Oliveira Andrade
© Tiago De Oliveira Andrade

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Pavilhão Aeroporto / Spadoni AA" [Airport Pavilion / Spadoni AA] 15 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791365/pavilhao-aeroporto-spadoni-aa> ISSN 0719-8906