O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Brasil
  5. Sergio Ekerman
  6. 2014
  7. Edifício Macapá / Sergio Ekerman

Edifício Macapá / Sergio Ekerman

  • 05:00 - 13 Julho, 2016
Edifício Macapá / Sergio Ekerman
Edifício Macapá / Sergio Ekerman, © Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

© Patrícia Almeida © Patrícia Almeida © Patrícia Almeida © Patrícia Almeida + 35

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Macapá 255 abriga gabinetes de uma empresa familiar e está localizado numa via local do bairro de Ondina, em Salvador, Bahia. Para os escritórios, o lote de 680,00m2 recebeu um pavilhão sobre pilotis construído com pilares, vigas e lajes pré-fabricadas, numa modulação de 5.00x10.625m e área total de 310,00m2. Este bloco define, por sua vez, um amplo pilotis que funciona como área livre coberta e garagem, no pavimento térreo.

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

A estrutura projetada para o pavilhão principal privilegia um vão generoso, promovendo flexibilidade e maior adequação ao uso proposto, bem como agilidade à obra, uma vez que teve o esqueleto de pilares e vigas montados em oito dias.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo
Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O programa de apoio aos escritórios encontra-se em blocos edificados "in loco" e anexos ao pavilhão pré-fabricado, criando assim legibilidade às relações estabelecidas entre os diversos usos, o partido volumétrico e as decisões construtivas. Este conjunto de anexos é formado pelo bloco de serviços, pela guarita e pelo torreão de circulação vertical e reservatório, cujo volume define o espaço do pátio descoberto de convivência, onde está uma mangueira pré-existente. Junto ao muro perimetral, o pátio compõe-se de uma área sombreada e ventilada, características bem vindas para o clima soteropolitano.

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida
Croqui
Croqui

O pátio descoberto também se conecta com a cantina, situada no bloco de serviços sob o pavilhão pré-fabricado, e o pilotis, criando uma desejada continuidade espacial e também flexibilizando o uso destes espaços para eventos e confraternizações.

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

Junto ao concreto aparente, faz-se presente o tijolinho cerâmico, cuja textura irregular confere singularidade à linguagem do prédio. No caso dos blocos anexos foi utilizada uma estrutura mural sobre fundações em concreto. Para as esquadrias foram utilizados perfis de alumínio anodizado bronze, por conta da agressiva atmosfera salina presente na área.

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

A utilização de peças pré-fabricadas também influenciou no desenho das instalações em geral, que correm aparentes e sobrepostas aos elementos estruturais e, portanto, também conferem caráter e coerência construtiva à obra.

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

Neste sentido, as redes foram detalhadamente compatibilizadas para correta implantação, evitando quebra-quebras e retrabalhos inconvenientes, além de favorecendo a manutenção preventiva, ao mesmo tempo em que ampliando a presença de uma gramática que busca revelar os aspectos construtivos do edifício de forma clara.

Croqui
Croqui

Destacam-se os tubos pertencentes à rede de captação de águas pluviais da cobertura, instalados em paralelo aos pilares pré-fabricados e que ajudam a pontuar o ritmo da composição das fachadas laterais, além das instalações eletrotécnicas no teto dos pilotis, que contornam e respeitam o perfil das vigas transversais.

© Patrícia Almeida
© Patrícia Almeida

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Macapá / Sergio Ekerman" 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791216/edificio-macapa-sergio-ekerman> ISSN 0719-8906