O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Repúblicas
  4. França
  5. AIR
  6. 2015
  7. Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR
Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR, © David Boureau Photographer
© David Boureau Photographer

© David Boureau Photographer © David Boureau Photographer © David Boureau Photographer © David Boureau Photographer + 24

  • Arquitetos

    AIR
  • Localização

    Bures-sur-Yvette, França
  • Arquitetos Responsáveis

    Cyrille Hanappe & Olivier Leclercq (AIR)
  • Colaboradores

    Camille Bianchi and Frederic Meurisse
  • Área

    1381.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© David Boureau Photographer
© David Boureau Photographer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma intersecção estratégica do Campus Universitário, a Residência Estudantil está no vale às margens da Floresta Chevreuse, perto de Paris. Esta floresta foi a primeira fonte de inspiração para os arquitetos. Eles queriam analisar esta paisagem de uma forma científica: as árvores e a floresta são, de fato, sujeitas a várias leis de proporções científicas. Longe de ser um caos, fractais dão as regras de crescimento para as variações da floresta, com as leis da luz e da água.

Planta
Planta

Os arquitetos criaram uma arquitetura seguindo as mesmas regras, ligadas com aquelas da construção: chegando a uma planta de forma quadrada, em um grid de 6 x 6 m, variando a altura em alguns pontos. Isso permitiu uma disposição de planta livre que proporcionou a integração de todos os programas diferentes: um espaço para apresentações, estúdios de gravação, sala de jogos, escritórios, espaços de reunião, cafeteria.

© David Boureau Photographer
© David Boureau Photographer
Diagrama
Diagrama

A arquitetura do conjunto é aleatória e racional, ecoando as conexões entre as regras da universidade científica e os fractais da floresta.

© David Boureau Photographer
© David Boureau Photographer

A Casa dos Estudantes é um espelho poético da floresta do entorno, que parece ser um conjunto de troncos de árvores que carregam a folhagem, o dossel da floresta. Esta imagem tem sido revisitada tanto interna como externamente. No lado de fora, podemos ver a forma evolutiva da cobertura: esta forma está ligada ao programa interno do edifício. No interior, os pilares são feitos de troncos de árvores, ainda com casca. Todos os pilares-árvores foram selecionados de forma muito precisa para a sua forma e cor final. Eles também vão evoluir com a vida do edifício, talvez serão enriquecidos por algumas mensagens de amor esculpidas sobre eles num futuro.

Corte
Corte
Corte
Corte

O projeto também é um ponto de encontro e de troca entre os estudantes. Espontaneamente, trazem sofás e mesas para permitir essas trocas, para construir sua vida em constante evolução. Como todos sabem, este período é fundamental na vida de todos, e por isso foi criada uma arquitetura favorável a estas atividades: a planta é articulada em torno do grande espaço da cafeteria, com abundância de iluminação natural e aberto ao jardim, em torno do qual todas as funções estão conectadas. Foi pensado como um cruzamento na vida dos alunos, favorável a encontros, intercâmbios e os momentos importantes da vida estudantil.

© David Boureau Photographer
© David Boureau Photographer

Entre natureza e cultura, entre ciência e incertezas do crescimento natural, este projeto é uma proposição para uma arquitetura orientada para humanos.

© David Boureau Photographer
© David Boureau Photographer

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
AIR
Escritório
Cita: "Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR" [The Students House at Université Paris Sud / AIR] 16 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791089/the-students-house-at-universite-paris-sud-air> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.