Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 2 de 24Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 3 de 24Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 4 de 24Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 5 de 24Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Mais Imagens+ 19

Bures-sur-Yvette, França
Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 7 de 24
© David Boureau Photographer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma intersecção estratégica do Campus Universitário, a Residência Estudantil está no vale às margens da Floresta Chevreuse, perto de Paris. Esta floresta foi a primeira fonte de inspiração para os arquitetos. Eles queriam analisar esta paisagem de uma forma científica: as árvores e a floresta são, de fato, sujeitas a várias leis de proporções científicas. Longe de ser um caos, fractais dão as regras de crescimento para as variações da floresta, com as leis da luz e da água.

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 18 de 24
Planta

Os arquitetos criaram uma arquitetura seguindo as mesmas regras, ligadas com aquelas da construção: chegando a uma planta de forma quadrada, em um grid de 6 x 6 m, variando a altura em alguns pontos. Isso permitiu uma disposição de planta livre que proporcionou a integração de todos os programas diferentes: um espaço para apresentações, estúdios de gravação, sala de jogos, escritórios, espaços de reunião, cafeteria.

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 4 de 24
© David Boureau Photographer
Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 23 de 24
Diagrama

A arquitetura do conjunto é aleatória e racional, ecoando as conexões entre as regras da universidade científica e os fractais da floresta.

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 11 de 24
© David Boureau Photographer

A Casa dos Estudantes é um espelho poético da floresta do entorno, que parece ser um conjunto de troncos de árvores que carregam a folhagem, o dossel da floresta. Esta imagem tem sido revisitada tanto interna como externamente. No lado de fora, podemos ver a forma evolutiva da cobertura: esta forma está ligada ao programa interno do edifício. No interior, os pilares são feitos de troncos de árvores, ainda com casca. Todos os pilares-árvores foram selecionados de forma muito precisa para a sua forma e cor final. Eles também vão evoluir com a vida do edifício, talvez serão enriquecidos por algumas mensagens de amor esculpidas sobre eles num futuro.

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 20 de 24
Corte
Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 19 de 24
Corte

O projeto também é um ponto de encontro e de troca entre os estudantes. Espontaneamente, trazem sofás e mesas para permitir essas trocas, para construir sua vida em constante evolução. Como todos sabem, este período é fundamental na vida de todos, e por isso foi criada uma arquitetura favorável a estas atividades: a planta é articulada em torno do grande espaço da cafeteria, com abundância de iluminação natural e aberto ao jardim, em torno do qual todas as funções estão conectadas. Foi pensado como um cruzamento na vida dos alunos, favorável a encontros, intercâmbios e os momentos importantes da vida estudantil.

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 14 de 24
© David Boureau Photographer

Entre natureza e cultura, entre ciência e incertezas do crescimento natural, este projeto é uma proposição para uma arquitetura orientada para humanos.

Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR - Imagem 9 de 24
© David Boureau Photographer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bures-sur-Yvette, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa dos Estudantes da Université Paris Sud / AIR" [The Students House at Université Paris Sud / AIR] 16 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791089/the-students-house-at-universite-paris-sud-air> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.