MUVIN / DOMINA | RAMOS Arquitectura

Buenos Aires, Argentina

MUVIN / DOMINA | RAMOS Arquitectura  - Mais Imagens+ 15

  • Empresa Construtora: Arqcropolis Construcciones
  • Arquitetos Responsáveis: Juliana S. Dómina + Julia Ramos Montes
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Schapo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma importante área comercial de Buenos Aires, o local está sobre uma das rotas cicláveis mais concorridas da capital argentina.

Planta

O projeto surge a partir da necessidade de duplicar a metragem do local existente para se adaptar as novas exigências, devido ao exponencial crescimento que a empresa teve nos últimos anos. Entre as novas necessidades está a setorização de áreas de atendimento ao público, a expansão do setor de escritórios, a ampliação de sua capacidade de estoque e a criação de novos setores que vieram acompanhados de tal crescimento.

© Fernando Schapo

Para cumprir com este novo programa, o local atual e o estabelecimento comercial vizinho foram unificados. Atualmente, o local possui 350 m² distribuídos em três pavimentos diferenciados por suas funções.

© Fernando Schapo

Desde a calçada, o local conta com dois acessos diferenciados em resposta a dupla natureza da clientela, novos compradores e clientes habituais que necessitam serviço técnico para sua bicicleta. Desta maneira, a nova marquise interna expressa claramente o acesso ao Showroom e ao Serviço de Pós-Venda.

© Fernando Schapo

Dentro do local, as áreas estão vinculadas através de um grande vão central e um balcão de mostruário em 'L' que se converte em uma bancada para poder receber com um café os habituais clientes ou os novos compradores. Na parte posterior, um pátio semi-coberto convida o cliente a participar das atividades diárias de Muvin.

© Fernando Schapo

Um grande móvel-divisória em ferro e vidro comunica o Showroom com o setor de Serviço de Pós-Venda, onde se desenvolvem as tarefas de oficinas e ocasionais cursos para clientes.

Corte

Era fundamental para o cliente, que o desenho do mobiliário fosse flexível. Por isso que os displays do Showroom, projetados sob medida, permitem modificar a posição de seus elementos (estantes, fixações, cantoneiras) se adaptando a cada objeto que seja necessário exibir.

© Fernando Schapo

Por outro lado, decidimos reciclar parte do mobiliário que representava a empresa, adaptando-o ao novo desenho e novas necessidades.

© Fernando Schapo

Quanto ao uso da cor, escolhemos tons neutros para a planta baixa, que permite ressaltar e demarcar as cores vibrantes dos produtos.

No primeiro pavimento está o Showroom Corporativo, um setor destinado a empresas interessadas em incorporar a mobilidade sustentável em sua rotina diária, e o depósito de produtos.

© Fernando Schapo

Finalmente, no segundo pavimento estão os escritórios admnistrativos, salas de reuniões e uma pequena copa que conta com uma estreita relação interior-exterior com a varanda.

Em contraposição aos tons neutros da planta baixa, a cor protagonista neste pavimento é o amarelo, que ajuda a estimular a mente e promove a criatividade e inovação.

© Fernando Schapo

Parte das renovações estão relacionadas com a interpretação das necessidades dos funcionários, que chegam ao trabalho todas as manhãs com suas bicicletas. Para proporcionar-los novas comodidades, incorporamos uma ducha em um dos sanitários que conta com água quente graças a um novo sistema de aquecimento solar instalado na varanda. Este abastece também a cozinha e o novo setor de lavagem de bicicletas no pátio térreo.

© Fernando Schapo

Outra das facilidades que foram incorporadas foi um setor semi-coberto no pátio, destinado ao estacionamento de bicicletas dos funcionários.

© Fernando Schapo

Com o a reforma do local, conseguimos melhorar a experiência do cliente, proporcionando um espaço eficiente e aconchegante. Ao mesmo tempo, otimizamos a dinâmica de trabalho dos diferentes setores da empresa.

GIF

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MUVIN / DOMINA | RAMOS Arquitectura " [MUVIN / DOMINA | RAMOS Arquitectura ] 10 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791070/muvin-domina-ramos-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.