Casa Lo Contador / GNP Arquitectos

Providencia, Chile
  • Arquitetos: GNP Arquitectos; GNP Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Casa Lo Contador / GNP Arquitectos - Mais Imagens+ 38

  • Materialidade: Materiais pré-fabricados de madeira, metal e poliuretano.
  • Construtora: DA construcciones
  • Engenharia: BWV Ingenieros
  • Software: Autocad 2d - 3d, Photoshop, 3D studio
  • Cidade: Providencia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Partido

O projeto da reforma surge com a intenção de gerar uma área de jardim principal e dominante (inexistente devido à implantação original da casa) e ao mesmo tempo evidenciar e potencializar as vistas à colina, originalmente ignorada.

© Sebastián Sepúlveda Vidal

Composição e Desenvolvimento

Para isto foi considerado a demolição de 60% da casa original, resgatando apenas um volume paralelepípedo com um teto de duas águas, o qual foi utilizado como o módulo de composição do projeto. Sobre este volume original fio disposta uma segunda pele de ripas de madeira, com a intenção de gerar, por um lado, a leitura volumétrica desejada do elemento e por outro, uma fachada ventilada (a casa original era mal isolada termicamente).

Diagrama

O projeto é composto por três volumes. O volume original, o segundo volume voltado para a vista e um novo volume no térreo, voltado aos anteriores para ter uma leitura independente dos três elementos.

Critérios do Projeto

Houve uma ênfase especial na coerência entre exterior e interior, tanto da leitura volumétrica como de sua espacialidade. Fazendo aparecer no interior volumes que o atravessam a partir do exterior e respeitando interiormente a configuração do telhado do módulo original.

© Sebastián Sepúlveda Vidal

Neste mesmo sentido, o encontro dos três volumes é evidenciado tanto por fora como por dentro, mediante um espaço de pé-direito duplo conformado pelas três geometrias. Este espaço possui o acesso e contém a escada de modo que se torna o principal articulador funcional da casa.

Planta Baixa

A pele exterior de ripas de madeira permite não apenas contar com uma fachada ventilada, mas também gera a leitura de um volume completo que conforma tanto a parede como o telhado, numa geometria simples e reconhecível.

© Sebastián Sepúlveda Vidal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lo Contador / GNP Arquitectos" [Lo Contador House / GNP Arquitectos] 07 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790980/casa-lo-contador-gnp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.