O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Costa Rica
  5. Arkosis
  6. 2016
  7. Residência V / Arkosis

Residência V / Arkosis

  • 21:00 - 6 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência V / Arkosis
Residência V / Arkosis, © Roberto D´Ambrosio
© Roberto D´Ambrosio
  • Arquitetos

  • Localização

    La Vega, Costa Rica
  • Author

    Iván Delgado
  • Colaboradores

    Ma. Fernanda Matamoros, Cristian Alvarez, Carlos Jiménez
  • Área

    90.0 m2
  • Ano do projeto

    2016

© Roberto D´Ambrosio © Roberto D´Ambrosio © Roberto D´Ambrosio © Roberto D´Ambrosio + 31

© Roberto D´Ambrosio
© Roberto D´Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso contexto acadêmico parece partir do ponto de que devemos desaprender muitas noções prévias sobre nosso entorno construído para aprender a fazer arquitetura. Mas nos movemos entre duas tradições da construção, a institucionalizada e a 'informal', esta última representa a maioria do construído no país, por isso vale a pena perguntar: quais conhecimentos significativos conseguem decantar-se até o presente quando existem desde antes da nossa educação formal na arquitetura? Como se transmite este conhecimento - as instruções para estas construções são desenhadas ou narradas? Afinal, como desaprendemos o que não compreendemos?

© Roberto D´Ambrosio
© Roberto D´Ambrosio

A residência está situada em um terreno rural onde, provavelmente, nunca trabalhou um arquiteto, rodeada de construções informais de vários tipos: residências de muitas décadas, leiterias e adegas (que tem uma só forma de se fazer) e as frágeis que aparecem e desaparecem sem deixar rastro. A ingenuidade associada a estas construções demonstra a dificuldade em alcançar os efeitos da arquitetura 'pobre' como as estruturas de madeira por onde a luz penetra na edificação fazendo visíveis as partículas de pó no ar entre a madeira velha e o controle total através das persianas.

Planta
Planta

Como residência de dimensões mínimas o projeto apenas incorporará um percurso no seu interior, como um destino e resumo do deslocamento necessário para que a dona se mudasse ao local, as viagens implicaram na antecipação e nostalgia até se tornar a residência definitiva; é uma coleção dos feitos construídos vistos durante estas viagens.

© Roberto D´Ambrosio
© Roberto D´Ambrosio

Uma residência de 'duas águas', com portões de tábuas sobrepostas que oferecem várias possibilidades de controle para a luz e temperatura. As coberturas do corredor e as lajes dos dormitórios fazem com que a luz se encha de cor e perca o calor antes de entrar, isto permite relacionar-se com os ciclos naturais de maneira direta, porque se acentua a luz azul da manhã e a laranja da tarde para levantar-se e deitar-se cedo; poder ver a lua em seus pontos baixos no céu também é possível desde o dormitório principal graças à cobertura de policarbonato em forma de 'V'.

Corte
Corte

Para a gestão da obra foi indispensável a comunicação pessoal com os construtores e uma maquete detalhada que funcionou melhor do que as plantas.

© Roberto D´Ambrosio
© Roberto D´Ambrosio

A proprietária (Sra. V, uma cozinheira incansável) ocupava uma casa que pode construir com as economias da sua aposentadoria (resultando em $ 400 por m²) e que refletisse sua forte personalidade e as lembranças da sua vida sem se preocupar em pedir a opinião do arquiteto.

© Roberto D´Ambrosio
© Roberto D´Ambrosio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Arkosis
Escritório
Cita: "Residência V / Arkosis" [House V / Arkosis] 06 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790845/residencia-v-arkosis> ISSN 0719-8906