Residência V / Arkosis

La Vega, Costa Rica
  • Arquitetos: Arkosis; Arkosis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo

Residência V / Arkosis - Mais Imagens+ 26

© Roberto D´Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso contexto acadêmico parece partir do ponto de que devemos desaprender muitas noções prévias sobre nosso entorno construído para aprender a fazer arquitetura. Mas nos movemos entre duas tradições da construção, a institucionalizada e a 'informal', esta última representa a maioria do construído no país, por isso vale a pena perguntar: quais conhecimentos significativos conseguem decantar-se até o presente quando existem desde antes da nossa educação formal na arquitetura? Como se transmite este conhecimento - as instruções para estas construções são desenhadas ou narradas? Afinal, como desaprendemos o que não compreendemos?

© Roberto D´Ambrosio

A residência está situada em um terreno rural onde, provavelmente, nunca trabalhou um arquiteto, rodeada de construções informais de vários tipos: residências de muitas décadas, leiterias e adegas (que tem uma só forma de se fazer) e as frágeis que aparecem e desaparecem sem deixar rastro. A ingenuidade associada a estas construções demonstra a dificuldade em alcançar os efeitos da arquitetura 'pobre' como as estruturas de madeira por onde a luz penetra na edificação fazendo visíveis as partículas de pó no ar entre a madeira velha e o controle total através das persianas.

Planta

Como residência de dimensões mínimas o projeto apenas incorporará um percurso no seu interior, como um destino e resumo do deslocamento necessário para que a dona se mudasse ao local, as viagens implicaram na antecipação e nostalgia até se tornar a residência definitiva; é uma coleção dos feitos construídos vistos durante estas viagens.

© Roberto D´Ambrosio

Uma residência de 'duas águas', com portões de tábuas sobrepostas que oferecem várias possibilidades de controle para a luz e temperatura. As coberturas do corredor e as lajes dos dormitórios fazem com que a luz se encha de cor e perca o calor antes de entrar, isto permite relacionar-se com os ciclos naturais de maneira direta, porque se acentua a luz azul da manhã e a laranja da tarde para levantar-se e deitar-se cedo; poder ver a lua em seus pontos baixos no céu também é possível desde o dormitório principal graças à cobertura de policarbonato em forma de 'V'.

Corte

Para a gestão da obra foi indispensável a comunicação pessoal com os construtores e uma maquete detalhada que funcionou melhor do que as plantas.

© Roberto D´Ambrosio

A proprietária (Sra. V, uma cozinheira incansável) ocupava uma casa que pode construir com as economias da sua aposentadoria (resultando em $ 400 por m²) e que refletisse sua forte personalidade e as lembranças da sua vida sem se preocupar em pedir a opinião do arquiteto.

© Roberto D´Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência V / Arkosis" [House V / Arkosis] 06 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790845/residencia-v-arkosis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.