Kiev / Arquitetura Nacional

Kiev / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 61

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Eliane, Forster, Kresil, Móveis Kretschmar, Pedrecril, Renover, Vetrus
  • Projeto Estrutural: Carpeggiani Engenharia
  • Projeto Hidrossanitário, Elétrica E Lógica: Filippon Engenharia
  • Mão De Obra: Empreiteira Marodim
  • Autores: Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto (sócios), Lucas Pessatto e equipe Arquitetura Nacional
  • Construção: Anacional Incorporadora
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Kiev nasceu de um plano pessoal do casal de arquitetos Eduardo e Elen, do escritório Arquitetura Nacional, de morar próximos à família. A ideia era permitir que o filho, quando viesse, repetisse suas próprias histórias de infância, crescendo perto dos avós.

© Marcelo Donadussi

O local escolhido foi um bairro tradicional de Porto Alegre, que vem passando por uma fase intensa de urbanização, uma vez que combina proximidade com grandes centros de entretenimento, compras e cultura com uma forte presença de áreas verdes, como praças e parques.

Corte

O projeto proporciona convívio individualizado e muita privacidade. Cada unidade ocupa um pavimento, em um total de cinco apartamentos de 136,70m2 cada. Nessa lógica, as circulações e espaços condominiais são enxutos e otimizados, liberando espaço para a privacidade de cada morador.

© Marcelo Donadussi

Com a localização estratégica das áreas molhadas – em duas extremidades – é possível uma ótima flexibilidade de planta baixa na área íntima do apartamento. Em uma situação mais tradicional, existe espaço suficiente para dois dormitórios e uma ampla suíte. Em uma versão um pouco diferente, pode-se ter uma grande suíte com closet conectado à um escritório, por exemplo.

Diagrama

A laje escolhida para o projeto foi a plana, livrando os apartamentos de qualquer interferência de vigas – presentes apenas no núcleo central de circulação do prédio, onde não são visíveis. Isso permite que o espaço tenha um pé direito de 2,8m em toda a área social, corredores e suíte, com a laje de concreto aparente exposta. Poucos pontos de luminárias foram deixados propositadamente, para que o concreto ficasse o mais limpo possível, valorizando assim a iluminação indireta.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Um dos destaques do prédio são as esquadrias principais, que ocupam toda a extensão da fachada voltada para a rua. Cada folha de vidro tem 3,2x2,4m. Quando aberta, a janela da sala tem um vão livre de 6,4m. Para aumentar ainda mais essa sensação de amplitude, as esquadrias foram fixadas na parte frontal da viga, assim nem mesmo os trilhos atrapalham o visual. Desta forma, a sala inteira se transforma em uma grande varanda.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Kiev / Arquitetura Nacional" [Kiev / Arquitetura Nacional] 06 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790835/kiev-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.