Ponte Schuman / Explorations Architecture

Ponte Schuman / Explorations Architecture

© Guillaume Satre© Guillaume Satre© Guillaume Satre© Guillaume Satre+ 22

  • Equipe De Projeto:Benoit Le Thierry D’Ennequin, Yves Pagès, Alexis Prigent
  • Engenharia:Flint & Neill. Paul Sanders, Alessandro Pavone, Oliver Stross
  • Obra Civil:AIA Ingénierie. Olivier Canat
  • Iluminação:Les éclairagistes associés. Joseph Frey
  • Cidade:Lyon
  • País:França
Mais informaçõesMenos informações
© Guillaume Satre
© Guillaume Satre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte Schuman está no corredor de Saona, tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Cria uma nova porta de entrada ao centro histórico de Lyon, a segunda maior cidade da França.

© Guillaume Satre
© Guillaume Satre

O projeto se inspira no seu entorno e é construído entre duas das pontes mais antigas de Lyon (Masaryk e Barbe), sua estrutura de suspensão é tão icônica como rara com seu deck central. Há uma interação visual significativa entre a estrutura de Masaryk e Schuman. Diferente da enorme estrutura de Masaryk, a ponte Schuman abre a perspectiva para o rio entre dois arcos. A estrutura define uma área aberta, um lugar por cima do rio desenhado para se converter num mirante.

Detalhe
Detalhe

A estrutura é fina, leve e transparente, a fim de facilitar sua integração com a paisagem urbana. A expressão estrutural da ponte é centrada no deck central com o fim de tocar suavemente os históricos bancos de pedra do rio abaixo. Os arcos foram fabricados com secções retorcidas criando um perfil de aço cambiante.

© Guillaume Satre
© Guillaume Satre

A profundidade estrutural reduzida é realizada devido a uma construção composta com o fim de cumprir com diversas limitações geométricas (rampas, espaço livre para tráfego fluvial).

Detalhe
Detalhe

As vias foram desenhadas para estarem unidas à estrutura principal. Os diferentes usuários da ponte (pedestres, ciclistas e motorista) cruzam o rio no mesmo nível da rua. Esta coexistência amigável assegura a continuação da cidade sobre o rio. Pela noite, a estratégia de iluminação é baseada em fontes indiretas de luz. 

© Guillaume Satre
© Guillaume Satre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lyon, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte Schuman / Explorations Architecture" [Schuman Bridge / Explorations Architecture] 05 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790821/schuman-bridge-explorations-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.