O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Natura Futura Arquitectura
  6. 2016
  7. Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura

Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura

  • 21:00 - 5 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura
Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura, © Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

© Cristhian Guerrero, Natura Futura © Cristhian Guerrero, Natura Futura © Cristhian Guerrero, Natura Futura © Cristhian Guerrero, Natura Futura + 20

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O tradicional como estratégia e o lugar como recurso

Localizada na cidade de Babahoyo, Província de los Ríos, Equador, a Casa para alguien como yo, é construída em um jovem bairro altamente vulnerável com problemas de insegurança, com um alto crescimento populacional, com novas construções e individualidade vicinal.

Diagrama
Diagrama

Vero, a dona, uma jovem empreendedora e mãe de dois filhos, gerencia seu próprio negócio, no centro da cidade, vendendo frutas e verduras. Nós projetamos uma moradia que favorecesse o melhor uso possível do seu terreno de 7x20m, a proposta dentro do território mínimo é de 2 dormitórios (um com banheiro), um ambiente integrado que consta de uma sala de jantar, estar, cozinha, banheiro compartilhado e pátio de serviço.

O Equador possui uma população total de 14.483.499 habitantes, (INEC), aproximadamente 40% dos assalariados recebem de 1 a 3 salários mínimos. Por sua possibilidade de pagamento, os trabalhadores têm acesso a moradia que oscila entre 20 e 30 mil dólares. Dentro do marco econômico no país atualmente existe um vínculo com a moradia urbana social, com crédito ao construtor e crédito ao beneficiário de até 30 mil dólares, dentro desta margem propõem-se definir uma resposta de moradia, com capacidade de ampliar-se futuramente e converter-se em negócio próprio, partindo de um processo participativo e gerador de impactos positivos, através de diferentes estratégias como a aplicação de princípios de projeto sustentável, uso de materiais locais de baixa energia incorporada e a participação da mão de obra local.

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Sua materialidade construtiva experimenta tipologias básicas de envolventes, utilizando a composição como ferramenta de exploração. Constrói-se com blocos de concreto, tijolos crus, portas e janelas de arquétipos tradicionais em madeira e metal, além de grandes beirais como resposta ao clima tropical da região.

Planta
Planta

Para favorecer o diálogo com o exterior, as portas da sala se desdobram totalmente, transformando-se em um espaço de conexão e convergência de atividades. A composição do fechamento procura criar, através de relações de abertura e visuais, e potencializar o sentido de pertencimento, segurança, relações de comunidade, situações de proximidade, confiança e cuidado que são criados a nível de vizinhança e que incentivam as relações pessoais. 

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Uma arquitetura que incita a reflexão na maneira como questionamos a possibilidade de ter uma solução de cidade mais próxima da realidade. 

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura" [Casa para alguien como yo / Natura Futura Arquitectura] 05 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790765/casa-para-alguien-como-yo-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.