O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Natura Futura Arquitectura
  6. 2016
  7. Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura

Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura

  • 21:00 - 5 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura
Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura, © Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

© Cristhian Guerrero, Natura Futura © Cristhian Guerrero, Natura Futura © Cristhian Guerrero, Natura Futura © Cristhian Guerrero, Natura Futura + 20

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O tradicional como estratégia e o lugar como recurso

Localizada na cidade de Babahoyo, Província de los Ríos, Equador, a Casa para alguien como yo, é construída em um jovem bairro altamente vulnerável com problemas de insegurança, com um alto crescimento populacional, com novas construções e individualidade vicinal.

Diagrama
Diagrama

Vero, a dona, uma jovem empreendedora e mãe de dois filhos, gerencia seu próprio negócio, no centro da cidade, vendendo frutas e verduras. Nós projetamos uma moradia que favorecesse o melhor uso possível do seu terreno de 7x20m, a proposta dentro do território mínimo é de 2 dormitórios (um com banheiro), um ambiente integrado que consta de uma sala de jantar, estar, cozinha, banheiro compartilhado e pátio de serviço.

O Equador possui uma população total de 14.483.499 habitantes, (INEC), aproximadamente 40% dos assalariados recebem de 1 a 3 salários mínimos. Por sua possibilidade de pagamento, os trabalhadores têm acesso a moradia que oscila entre 20 e 30 mil dólares. Dentro do marco econômico no país atualmente existe um vínculo com a moradia urbana social, com crédito ao construtor e crédito ao beneficiário de até 30 mil dólares, dentro desta margem propõem-se definir uma resposta de moradia, com capacidade de ampliar-se futuramente e converter-se em negócio próprio, partindo de um processo participativo e gerador de impactos positivos, através de diferentes estratégias como a aplicação de princípios de projeto sustentável, uso de materiais locais de baixa energia incorporada e a participação da mão de obra local.

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Sua materialidade construtiva experimenta tipologias básicas de envolventes, utilizando a composição como ferramenta de exploração. Constrói-se com blocos de concreto, tijolos crus, portas e janelas de arquétipos tradicionais em madeira e metal, além de grandes beirais como resposta ao clima tropical da região.

Planta
Planta

Para favorecer o diálogo com o exterior, as portas da sala se desdobram totalmente, transformando-se em um espaço de conexão e convergência de atividades. A composição do fechamento procura criar, através de relações de abertura e visuais, e potencializar o sentido de pertencimento, segurança, relações de comunidade, situações de proximidade, confiança e cuidado que são criados a nível de vizinhança e que incentivam as relações pessoais. 

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura

Uma arquitetura que incita a reflexão na maneira como questionamos a possibilidade de ter uma solução de cidade mais próxima da realidade. 

© Cristhian Guerrero, Natura Futura
© Cristhian Guerrero, Natura Futura
Cita: "Casa para alguém como eu / Natura Futura Arquitectura" [Casa para alguien como yo / Natura Futura Arquitectura] 05 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790765/casa-para-alguien-como-yo-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906