Estábulo em West Flanders / Studio Farris Architects

Estábulo em West Flanders / Studio Farris Architects - Mais Imagens+ 17

  • Construção: Vooruitzicht - Art
  • Engenharia Estrutural: Brosens
  • Cliente: Private
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Koen Van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Studio Farris Architects transformou um pequeno celeiro, parte de um complexo de fazenda com vários edifícios, em um espaço de escritório com sala de reunião, biblioteca, mesas de escritório e um área de descanso / leitura.

© Koen Van Damme

O proprietário queria ter um pequeno escritório separado da sua casa para que ele pudesse trabalhar em casa, às vezes. Como o estábulo não estava mais em uso, ele decidiu usá-lo como seu home-office.

O estábulo original, que remonta ao início dos anos 1900, era composto de várias pequenas salas em dois andares. Com a renovação, os arquitetos queriam transformar este espaço fragmentado a partir do melhoramento da percepção da forma total do edifício. Então eles esvaziaram o espaço completamente, demolindo os quartos e o primeiro andar. Dentro deste envelope exterior de tijolo, eles criaram um interior feito de concreto. Uma nova "caixa" com uma ambiência serena foi concebida e introduzida no volume original. Além disso, este sistema de "box-in-box" ajuda a melhorar a eficiência energética e evitar quaisquer reações químicas com sulfatos no chão e nas paredes do espaço original.

© Koen Van Damme

A fim de responder às exigências funcionais do cliente, os arquitetos decidiram projetar um objeto-mobiliário, autônomo, que poderia dividir o espaço sem impedir a permeabilidade visual nem alterar a percepção de todo o volume.

Diagrama

Este objeto, feito de camadas de vigas de madeira empilhadas, transforma o espaço em um escritório muito funcional. As vigas de madeira cobrem uma pequena área de trabalho compartilhada com duas mesas. A área de reunião é criada abaixo, com vista para a paisagem. As vigas empilhadas tornam-se biblioteca, prateleiras, depósito, área de repouso e cantos de leitura.

© Koen Van Damme

As vigas foram empilhadas deste modo particular para criar uma escada que sobre para o espaço de trabalho superior, e pode chegar facilmente às diferentes barras em cada nível.

© Koen Van Damme

O mezanino de madeira empilhada pode ser removido, tornando assim a construção livre e flexível para conter outros objetos e configuração de interiores.

© Koen Van Damme

A fachada original foi restaurada e novas aberturas foram criadas, respondendo às necessidades do programa. Janelas extras e clarabóias aproveitam ao máximo a luz natural. Uma grande porta de vidro de correr abre-se do interior para o exterior.

© Koen Van Damme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estábulo em West Flanders / Studio Farris Architects" [Stable in West Flanders / Studio Farris Architects] 04 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790692/stable-in-west-flanders-studio-farris-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.