O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Observação
  4. Bélgica
  5. Close to bone
  6. 2015
  7. Torre Vlooyberg / Close to bone

Torre Vlooyberg / Close to bone

Torre Vlooyberg / Close to bone
Torre Vlooyberg / Close to bone, © Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

© Kris Van den Bosch © Kris Van den Bosch © Kris Van den Bosch © Kris Van den Bosch + 31

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Brabante Flamenco em Tielt-Winge tem sido um lugar para que as pessoas desfrutem de um notável exemplo de arquitetura paisagística desde maio de 2015. Uma estrutura chamativa borra a distinção entre uma torre e uma escadaria, que flutua por cima do famoso Kabouterbos (um bosque de conto de fadas) e atrai a curiosidade de muitos residentes e transeuntes de Tielt. O volume intrigante está todo revestido em aço cortén.

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

A história da torre escadaria de Tielt remete a muito tempo atrás. Durante muitos anos, a colina a oeste de Vlooiberg estava adornada por uma torre mirante de madeira de aproximadamente quatro metros de altura. Ao olhar da juventude de Tielt, a torre infelizmente atraiu vândalos que atearam fogo na estrutura causando danos irreparáveis. O orgulho de Tielt-Winge teve que ser fechado ao público por razões de segurança. Debates calorosos começaram, e a prefeitura finalmente decidiu substituir a pequena torre de madeira com um novo objeto monumental que seria capaz de suportar os estragos do tempo.

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch
3D
3D
© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Os requisitos das especificações refletem este objetivo: a nova torre deveria estar construída completamente de metal, ter ao menos dez metros de altura, incluir um refúgio e ser resistente a qualquer tipo de vandalismo.

Torre Vlooyberg / Close to bone, © Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Ao invés de uma construção convencional com uma escadaria de caracol, o projetista concebe um volume suspenso sem muitos adornos decorativos. O "Vlooybergtoren”, como é chamado este objeto de 11.28 metros de altura (a plataforma superior possui 10.08 m + 1.20 m de guarda corpo), é construído sobre uma estrutura galvanizada que está revestida em aço cortén, uma sutil referência à típica cor marrom avermelhado do mineral de ferro da região de Hageland. No final das contas, a imponente torre mirante pesa treze toneladas. 

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Nas palavras do próprio projetista, modelar a Torre Vlooyberg foi "uma guerra contra o seu próprio peso." Para garantir que a estrutura fosse forte o suficiente e não cedesse, ele próprio calculou as forças que atuam em cada elemento. Seus descobrimentos deram a torre sua forma e dimensões finais. A estrutura se desenvolve a partir do grande, pesado e forte vai ao pequeno, leve e fino. A parede de guarda corpo atua como uma viga estrutural que faz da estrutura de aço forte e estável suficiente para suportar as forças que atuam nela. Dois amortecedores de vibrações garantem que a torre não vibre ao subir os degraus. 

A estrutura foi totalmente pré-fabricada e montada in loco parte por parte. No final, ela foi montada em meio dia de instalação. Como um ponto de referência com um forte valor icônico, a Torre Vlooyberg literal e figurativamente eleva o perfil da bela região no entorno de Tielt-Winge. Os nativos de Tielt, transeuntes casuais e aficionados da arquitetura contemporânea desfrutam enormemente deste monumento intrigante.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Vlooyberg / Close to bone" [Vlooyberg Tower / Close to bone] 04 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790656/torre-vlooyberg-close-to-bone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.