O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Observação
  4. Bélgica
  5. Close to bone
  6. 2015
  7. Torre Vlooyberg / Close to bone

Torre Vlooyberg / Close to bone

Torre Vlooyberg / Close to bone
Torre Vlooyberg / Close to bone, © Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

© Kris Van den Bosch © Kris Van den Bosch © Kris Van den Bosch © Kris Van den Bosch + 31

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Brabante Flamenco em Tielt-Winge tem sido um lugar para que as pessoas desfrutem de um notável exemplo de arquitetura paisagística desde maio de 2015. Uma estrutura chamativa borra a distinção entre uma torre e uma escadaria, que flutua por cima do famoso Kabouterbos (um bosque de conto de fadas) e atrai a curiosidade de muitos residentes e transeuntes de Tielt. O volume intrigante está todo revestido em aço cortén.

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

A história da torre escadaria de Tielt remete a muito tempo atrás. Durante muitos anos, a colina a oeste de Vlooiberg estava adornada por uma torre mirante de madeira de aproximadamente quatro metros de altura. Ao olhar da juventude de Tielt, a torre infelizmente atraiu vândalos que atearam fogo na estrutura causando danos irreparáveis. O orgulho de Tielt-Winge teve que ser fechado ao público por razões de segurança. Debates calorosos começaram, e a prefeitura finalmente decidiu substituir a pequena torre de madeira com um novo objeto monumental que seria capaz de suportar os estragos do tempo.

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch
3D
3D
© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Os requisitos das especificações refletem este objetivo: a nova torre deveria estar construída completamente de metal, ter ao menos dez metros de altura, incluir um refúgio e ser resistente a qualquer tipo de vandalismo.

Torre Vlooyberg / Close to bone, © Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Ao invés de uma construção convencional com uma escadaria de caracol, o projetista concebe um volume suspenso sem muitos adornos decorativos. O "Vlooybergtoren”, como é chamado este objeto de 11.28 metros de altura (a plataforma superior possui 10.08 m + 1.20 m de guarda corpo), é construído sobre uma estrutura galvanizada que está revestida em aço cortén, uma sutil referência à típica cor marrom avermelhado do mineral de ferro da região de Hageland. No final das contas, a imponente torre mirante pesa treze toneladas. 

© Kris Van den Bosch
© Kris Van den Bosch

Nas palavras do próprio projetista, modelar a Torre Vlooyberg foi "uma guerra contra o seu próprio peso." Para garantir que a estrutura fosse forte o suficiente e não cedesse, ele próprio calculou as forças que atuam em cada elemento. Seus descobrimentos deram a torre sua forma e dimensões finais. A estrutura se desenvolve a partir do grande, pesado e forte vai ao pequeno, leve e fino. A parede de guarda corpo atua como uma viga estrutural que faz da estrutura de aço forte e estável suficiente para suportar as forças que atuam nela. Dois amortecedores de vibrações garantem que a torre não vibre ao subir os degraus. 

A estrutura foi totalmente pré-fabricada e montada in loco parte por parte. No final, ela foi montada em meio dia de instalação. Como um ponto de referência com um forte valor icônico, a Torre Vlooyberg literal e figurativamente eleva o perfil da bela região no entorno de Tielt-Winge. Os nativos de Tielt, transeuntes casuais e aficionados da arquitetura contemporânea desfrutam enormemente deste monumento intrigante.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Close to bone
Escritório
Cita: "Torre Vlooyberg / Close to bone" [Vlooyberg Tower / Close to bone] 04 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790656/torre-vlooyberg-close-to-bone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.