O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Núcleo de Arquitetura Experimental
  6. 2011
  7. Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental

Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental

Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental
Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental , © Alexandre Prass
© Alexandre Prass

© Alexandre Prass © Alexandre Prass © Alexandre Prass © Alexandre Prass + 43

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ano era 2010 e o jovem casal com dois filhos sonhava construir sua casa própria, e para isto procurou habilitar-se no programa Minha Casa/Minha Vida. A vontade era poder morar próximo à casa dos seus pais e não distante do centro da cidade. 

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

Além disso, gostariam de poder participar ativamente do processo de projeto da residência e não apenas adquirir uma casa pronta padrão, conforme a maioria das opções disponíveis pelo programa. A solução foi encaminhar o financiamento particular, porem seus rendimentos permitiam buscar a quantia máxima de R$ 80.000,00, o qual deveria incluir a compra do terreno e o valor da construção. Tarefa desafiadora.

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass
© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

Após a escolha do lote, o grande desafio do projeto foi transcender às limitações do programa Minha Casa/Minha Vida e proporcionar aos proprietários a oportunidade de conviverem em uma residência que contemplasse conceitos da arquitetura contemporânea e suas qualidades funcionais, técnicas e estéticas. Os baixos valores disponíveis para investimento na construção exigiram destreza na otimização dos espaços e na escolha dos materiais e técnicas construtivas.

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

Funcionalmente, a residência desenvolve-se ao longo de uma generosa calha em concreto aparente, com pé direito igual a 2,10m, situada em seu eixo central, ao qual estão conectados todos os ambientes. Esta estratégia buscou:

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

  • simplificar a construção, estruturando todos os diferentes telhados e recebendo toda a água da chuva;
  • eliminar a necessidade de vergas internas, uma vez que todas as portas da residência estão abaixo da calha;
  • facilitar o processo de ampliação da residência na medida em que os novos ambientes podem ser facilmente acoplados ao longo do eixo e da calha.

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass
© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

O fato dos clientes preferirem uma residência introvertida e sem aberturas para a rua condicionou o projeto a desenvolver-se no entorno de jardins, os quais integram todas as atividades da casa e dão amplitude aos espaços internos de área reduzida. Os ambientes, mais amplos e integrados possíveis, alteram a percepção de funções isoladas, transformando o conjunto em grandes espaços de convívio.

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass
Planta Baixa
Planta Baixa

O emprego de  materiais de baixo custo e de fácil acesso, aliados à mão de obra local e a modelos criativos de arranjos e acabamentos, possibilitaram certa sofisticação ao desenho arquitetônico. O extensivo detalhamento do projeto possibilitou eliminar custos dispensáveis, alcançando resultados satisfatórios através de soluções customizadas e executadas no local.

Corte
Corte
Corte
Corte
Corte
Corte

Nas fotos, já podemos observar a residência ocupada pelos moradores, com seus móveis e sua personalidade. Nos fundos, já aparecem suas provisórias e necessárias contribuições para as demandas do dia-a-dia. Aproveitando o espaço reservado, os proprietários adicionaram cobertura para a lavanderia e também um abrigo em madeira para o carro.

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass

Em uma iniciativa de financiamento particular da compra do lote e da construção pelo Programa MC/MV, onde os condicionantes e as exigências legais acabam amordaçando as possibilidades inventivas no desenvolvimento dos projetos, consideramos que esta pequena residência urbana de baixo custo destaca-se pela qualidade dos espaços criados. Exemplos como este podem disseminar a possibilidade de empreender arquitetura de baixo custo sem ter que apelar para soluções padronizadas.

© Alexandre Prass
© Alexandre Prass
Cita: "Casa Calha / Núcleo de Arquitetura Experimental " [Gutter House / Núcleo de Arquitetura Experimental ] 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790492/casa-calha-nucleo-de-arquitetura-experimental> ISSN 0719-8906