Container Park / ATÖLYE Labs

Container Park / ATÖLYE Labs - Mais Imagens+ 18

  • Equipe De Projeto: Engin Ayaz, Nesile Yalçın, Nujen Acar, Elif Karaköse, Buşra Tunç, Berna Erenoğlu
  • Diretor De Projeto: Nesile Yalçın
  • Interiores: Begüm Ural, Batuhan Türker
  • Imagens: Murathan Sırakya, Gökhan Gürbüz
  • Desenho Arquitetônico: ATÖLYE
  • Resumo: Core & shell office building (arquitetura + paisagismo + engenharia) O projeto com 35 contêineres de segunda mão)
  • Equipe: ATÖLYE (strategic consulting, sustainability consulting, landscape design, project management, construction control), Antre Design (construction documents), STEB (construction control), Venta (mechanical), Sinapsen (electrical), Methal (static analysis), Parça Proje (lighting consulting), Yerçekim Photography (architectural photography)
  • Cliente: İDEEGE Teknopark A.Ş.
  • Programa: Escritórios, espaço de laboratório, galeria, café, restaurante, sala de exposições, galeria, terraço exterior e jardim
  • Área: 1000 m2 total terreno, 800m2 paisagismo
  • Cidade: Bornova
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
© Yercekim Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reconhecendo que o século XXI promete novas relações produtivas entre a educação, a pesquisa e a indústria, iDEA Technopark A. Ş. contactou os laboratórios Atolye para construir uma instalação capaz de fomentar a colaboração interdisciplinar e abrigar um emergente parque tecnológico no centro de Izmir, uma movimentada cosmópole na Turquia ocidental. O projeto resultante reutiliza 35 contêineres de segunda mão para formar a peça central de uma nova e vibrante comunidade de pesquisa no campus, assim como gerar um imã para o talento criativo na Universidade Ege, na cidade de Izmir e na região de Egeo em geral. 

Planta Baixa

O Technopark de 1000 m2 abrigará instalações independentes pertencentes às grandes empresas turcas e internacionais centradas na biotecnologia, na energia, dos materiais e na pesquisa de software. Este programa inclui 'catalizadores' estrategicamente situados para aumentar a interação e o potencial de colaboração entre todos os membros desta comunidade. 

© Yercekim Architectural Photography
Diagrama

O projeto é único não somente por seu ritmo acelerado de pesquisa e seu processo de desenho e construção (por volta de 9 meses de planejamento condensado) mas também porque o resumo do projeto, o local e o programa foram se desenvolvendo e sendo ajustados pela mesma equipe de desenho. Por outro lado, os princípios-chave do desenho, especificados para o local, a ecologia e a segurança do seu futuro ajudaram a criar um modelo a ser seguido em outras instituições similares na Turquia e mais além. 

© Yercekim Architectural Photography

Aqui estão os detalhes destes princípios de desenho.

Desenho específico para o local

O projeto iniciou com o descobrimento de um terreno que possuía ainda escombros de um edifício demolido dentro do grande campus universitário. Por meio do processo de reciclagem de contêineres adquiridos localmente, a 12 km de distância, no porto de Izmir, a equipe de projeto foi capaz de reutilizar um local subaproveitado com resíduos de materiais de construção. 

© Yercekim Architectural Photography

Analisando o terreno, a orientação solar, rotas de circulação existentes no campus, ângulos de vento, setores sombreados por árvores e os contornos do edifícios anterior, foi criada uma divisão programática significativa e economicamente viável, uma disposição volumétrica e em última instância, uma circulação fluída de usuários. Esquemas de possíveis interações entre programas ajudaram a comunicar a importância dos catalizadores baseados na arte, desenho e tecnologia. Além do 'farol', conformado pelo contêiner vertical, um pátio interior, corredores estreitos de circulação cruzada e amplas áreas com bancos, permitem espaços de perspectiva e refúgio, assim como encontros espontâneos e recreações. 

© Yercekim Architectural Photography

Desenho ecológico

Além de uma quantidade excepcional de reciclagem de materiais, o projeto apresenta uma ampla gama de estratégias ecológicas. Através da colocação dos contêineres com exposição ótima norte-sul e estreitas secções transversais, o desenho maximiza a capacidade de utilizar as estratégias solares passivas apoiadas pela ventilação natural.

© Yercekim Architectural Photography

Árvores existentes, proteções solares com desenhos eficientes, janelas sul com brises, isolamento, ar-condicionado efetivo, materiais naturais como cortiça e sistemas de iluminação LED ajudaram a minimizar o impacto ambiental do edifício. 

Diagrama

Desenho à prova do futuro

Leva-se em consideração o fato de que a capacidade de adaptação e resistência do núcleo e da pele de um edifício são os seus maiores atrativos a longo prazo. O projeto conta com vários detalhes técnicos tais como vigas e colunas, instalações elétricas visíveis, tomadas abundantes, ventilação de alta capacidade, sistemas de calefação-resfriamento controláveis a nível local e estrutura de apoio para ajudar a construir possíveis separações no futuro. Todos os sistemas ajudam a modificar facilmente os usos espaciais ao longo do tempo. 

© Yercekim Architectural Photography

Em relação ao programa, através da colocação dos catalizadores de interação, o desenho de esquemas alternativos e móveis modulares podem prever secções das fachadas de contêineres como telas viáveis para os pintores e grafiteiros, além de considerações para facilitar a desmontagem e translado. O projeto torna-se a manifestação de um edifício como protótipo, que implica em envolver a talentosa comunidade de Izmir e seus arredores. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bornova,35040 Bornova/İzmir,Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Container Park / ATÖLYE Labs" [Container Park / ATÖLYE ] 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790381/container-park-atolye-labs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.