Residência MQ / Office O architects

Residência MQ / Office O architects - Mais Imagens+ 20

Tremelo, Bélgica
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa espaçosa residência, situada em Tremelo (BE), encontra-se em um grande terreno rodeado por pinos. A casa foi desenhada para um casal com dois filhos que buscava algo 'especial'. Apesar da abordagem do escritório OOA ser usualmente muito conceitual, nesta ocasião somente deixamos fluir.

Planta Baixa

Levando em conta os regulamentos de construção, começamos a esculpir a casa ao redor do programa solicitado, brincando com elementos e princípios básicos arquitetônicos (forma, espaço,...) eliminando as referências habituais, substituindo-as por paredes curvas, diferentes alturas, iluminação alternativa. 

© Tim Van de Velde

O fluxo de linhas que delimita o espaço se desdobra em cinco níveis divididos. A entrada da residência, que está a meio nível abaixo da rua, é acessível graças a uma inclinação emoldurada em concreto como parte de uma paisagem artificial. Mesmo os espaços se diluindo entre si, a iluminação natural cria atmosferas particulares em cada nível: a dispersão contínua da luz sobre as paredes curvas enfatiza a qualidade intangível da estrutura. A balaustrada em inclinação, que consiste em vários cabos parabólicos, intensifica a interação dos distintos espaços. No seguinte nível, encontra-se a cozinha, conectada ao jardim e a inclinação em direção a sala de estar. Uma cúpula alongada na cobertura inclinada sinaliza o caminho até a área mais alta, correspondente aos dormitórios das crianças. Neste nível também localizamos o banheiro como resultante de todas as decisões tomadas previamente de acordo com o programa. 

Corte

O espaço é comprimido em si mesmo através do espaço de circulação, que se acelera momentaneamente (com as escadas como conexão entre níveis), somente para expandir-se novamente, acentuando o efeito dramático do percurso. A linguagem visual é disposta por emoções e uma vívida agilidade. As vistas foram claramente emolduradas e enfatizadas na parte superior da residência, marcando sempre as formas orgânicas da edificação. O volume, aparentemente elevado, provoca uma sensação massiva de gravidade zero. A vida se desenrola, dando as costas para a rua, orientando-se em direção ao jardim. O paisagismo criado está bem definido e flui em direção ao gramado que rodeia a residência. 

© Tim Van de Velde

Originalmente publicado em Junho 28, 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MQ / Office O architects" [VILLA MQ / Office O architects] 28 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790377/villa-mq-office-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.