Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 2 de 21Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 3 de 21Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 4 de 21Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 5 de 21Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Mais Imagens+ 16

Nerima, Japão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta combinação de lar, galeria e espaço de trabalho encontra-se em um tranquilo bairro residencial de Tóquio. Os clientes, um casal, nos apresentaram vários requerimentos, incluindo: estúdios onde pudessem trabalhar de forma independente sem incomodação; um lugar de exposições de obras de arte para o marido, um artista, e um espaço para desfrutar da música e da conversa com os clientes; tudo isso em um desenho espacial que leva em conta o conforto térmico.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 19 de 21
Corte

Nós os respondemos com um desenho composto por cinco caixas, cada uma contém uma habitação com caráter forte e distinto. Através da manipulação dos espaços entre as caixas e da relação entre eles e o exterior, conseguimos uma diversidade de peças únicas e um sentido de abertura que disfarça o pequeno tamanho do terreno.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 12 de 21
© Shinkenchiku-sha

O volume segue a forma do terreno e ocupa o lado norte, deixando uma área ao ar-livre no sul. O primeiro pavimento consta de três caixas cujas funções requerem privacidade, tais como o estúdio e o dormitório. Por razões estruturais, as duas caixas no segundo pavimento são suspensas de modo que sirvam como 'vigas' que unem as paredes norte e sul.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 14 de 21
© Shinkenchiku-sha

As amplas janelas das faces norte e sul conectam as caixas ao exterior. A abertura sul da biblioteca abre uma vista distinta da rua que se curva dramaticamente antes de chegar a propriedade, enquanto o volume que contém a sala de estar-jantar-cozinha oferece a vista de uma cerejeira no jardim.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 8 de 21
© Shinkenchiku-sha

As desenhar cuidadosamente o espaço entre estes cinco elementos, fomos capazes de incorporar um sentido de escala mais além do que costuma ser possível em um entorno residencial. Esta área serve como uma via entre as caixas, como um espaço expositivo e um salão para relaxar com os hóspedes. Apesar de estar dentro da casa, contrasta com o interior das caixas, já que, possui a escala de uma rua urbana, conferindo uma sensação um tanto pública ao espaço.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 4 de 21
© Shinkenchiku-sha

Já que esta zona está rodeada por caixas pintadas de preto com tinta de caligrafia e iluminadas pela luz natural da entrada e claraboias,  o usuário se sente acolhido e protegido.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 18 de 21
Planta baixa - segundo pavimento (b)

Para melhorar ainda mais a qualidade dos espaços interiores e proporcionar um ambiente térmico cômodo, construímos beirais sobre as janelas em cada uma das três caixas orientadas ao sul. Os brises, desenhados em resposta a função de cada espaço, não somente servem para regular o ambiente, mas também para fortalecer a relação do edifício com seu contexto e estender a sensação de espaço mais além dos limites do terreno.

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects - Imagem 3 de 21
© Shinkenchiku-sha

Nossa esperança é que a diversidade dos espaços criados por estas cinco caixas e três beirais servirão tanto para apoiar o variado estilo de vida dos clientes quanto para funcionar como um espaço interativo aberto à comunidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects" [Sukima Atelier / Makiko Tsukada Architects] 27 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790274/atelie-sukima-makiko-tsukada-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.