O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Makiko Tsukada Architects
  6. 2014
  7. Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects

Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects

  • 17:00 - 27 Junho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects
Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects, © Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

© Shinkenchiku-sha © Shinkenchiku-sha © Shinkenchiku-sha © Shinkenchiku-sha + 21

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta combinação de lar, galeria e espaço de trabalho encontra-se em um tranquilo bairro residencial de Tóquio. Os clientes, um casal, nos apresentaram vários requerimentos, incluindo: estúdios onde pudessem trabalhar de forma independente sem incomodação; um lugar de exposições de obras de arte para o marido, um artista, e um espaço para desfrutar da música e da conversa com os clientes; tudo isso em um desenho espacial que leva em conta o conforto térmico.

Corte
Corte

Nós os respondemos com um desenho composto por cinco caixas, cada uma contém uma habitação com caráter forte e distinto. Através da manipulação dos espaços entre as caixas e da relação entre eles e o exterior, conseguimos uma diversidade de peças únicas e um sentido de abertura que disfarça o pequeno tamanho do terreno.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

O volume segue a forma do terreno e ocupa o lado norte, deixando uma área ao ar-livre no sul. O primeiro pavimento consta de três caixas cujas funções requerem privacidade, tais como o estúdio e o dormitório. Por razões estruturais, as duas caixas no segundo pavimento são suspensas de modo que sirvam como 'vigas' que unem as paredes norte e sul.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

As amplas janelas das faces norte e sul conectam as caixas ao exterior. A abertura sul da biblioteca abre uma vista distinta da rua que se curva dramaticamente antes de chegar a propriedade, enquanto o volume que contém a sala de estar-jantar-cozinha oferece a vista de uma cerejeira no jardim.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

As desenhar cuidadosamente o espaço entre estes cinco elementos, fomos capazes de incorporar um sentido de escala mais além do que costuma ser possível em um entorno residencial. Esta área serve como uma via entre as caixas, como um espaço expositivo e um salão para relaxar com os hóspedes. Apesar de estar dentro da casa, contrasta com o interior das caixas, já que, possui a escala de uma rua urbana, conferindo uma sensação um tanto pública ao espaço.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

Já que esta zona está rodeada por caixas pintadas de preto com tinta de caligrafia e iluminadas pela luz natural da entrada e claraboias,  o usuário se sente acolhido e protegido.

Planta baixa - segundo pavimento (b)
Planta baixa - segundo pavimento (b)

Para melhorar ainda mais a qualidade dos espaços interiores e proporcionar um ambiente térmico cômodo, construímos beirais sobre as janelas em cada uma das três caixas orientadas ao sul. Os brises, desenhados em resposta a função de cada espaço, não somente servem para regular o ambiente, mas também para fortalecer a relação do edifício com seu contexto e estender a sensação de espaço mais além dos limites do terreno.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

Nossa esperança é que a diversidade dos espaços criados por estas cinco caixas e três beirais servirão tanto para apoiar o variado estilo de vida dos clientes quanto para funcionar como um espaço interativo aberto à comunidade.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Makiko Tsukada Architects
Escritório
Cita: "Ateliê Sukima / Makiko Tsukada Architects" [Sukima Atelier / Makiko Tsukada Architects] 27 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790274/atelie-sukima-makiko-tsukada-architects> ISSN 0719-8906