Cascais P272 / Fragmentos

Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 2 de 13Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 3 de 13Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 4 de 13Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 5 de 13Cascais P272 / Fragmentos - Mais Imagens+ 8

Cascais, Portugal
  • Arquitetos: Fragmentos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1066
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CS Telhas, Isodur
Mais informaçõesMenos informações
Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 6 de 13
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reformulação de uma moradia existente potencializando a uniformização da linguagem arquitetônica e a franca abertura dos espaços interiores e suas interligações. Otimizou-se ao máximo a exposição solar e a relação entre os compartimentos, com novos usos, e o jardim envolvente.

Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 2 de 13
© Francisco Nogueira
Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 11 de 13
Planta Baixa
Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 3 de 13
© Francisco Nogueira

A zona de entrada principal tinha uma configuração semicircular e uma cobertura inclinada, para a zona de entrada da sala principal. Este espaço era também pontuado por uma pérgula semicircular, com pilares circulares, que lhe conferia uma linguagem completamente diferente da proposta. O exterior do acesso principal é agora marcado por um grande espelho de água (que acompanha o volume do acesso aos quartos) dando destaque ao novo revestimento da fachada nesta zona (pedra ardósia estriada). A entrada principal é agora um grande espaço com duplo pé-direito, totalmente aberto, bem iluminado por um vão superior em toda a periferia, soltando a cobertura deste grande átrio de chegada.

Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 9 de 13
© Francisco Nogueira

Na interseção entre os dois volumes perpendiculares (sala e quartos) existia um escritório/biblioteca (volume com 2 pisos) com uma configuração algo peculiar e desajustada, que foi demolida. Houve necessidade de redimensionar a maior parte dos vãos das fachadas, voltadas a Sul e a Ponte. Foram feitas várias iluminações zenitais no corredor, na sala principal, no jardim de inverno e nas casas de banho.

Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 10 de 13
© Francisco Nogueira

Aumentou-se a amplitude de todos os espaços sociais e quartos, dividindo os por zonas privadas e de convidados. Os espaços sociais funcionam agora como um só, separados apenas por desníveis, lareira e jardim de inverno. A abertura dos espaços permitiu criar novos enfiamentos visuais e criar ligações entre os espaços de estar interiores e exteriores, todos os compartimentos têm relação direta com o jardim. Foi criada uma cobertura exterior (parcialmente rasgada) a Sul que confere ao espaço exterior das salas (sala principal, sala de jantar, sala de televisão) uma enorme sala exterior, funcionando como um agregador de todos estes espaços sociais.

Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 12 de 13
Corte

Os vários espaços de estar exteriores têm diferentes ambientes, que variam conforme os níveis de privacidade e de acordo com os compartimentos que os enquadram. A piscina acompanha a largura das salas e da cobertura exterior, e estende-se até ao volume do Quarto principal, enfatizando a sua localização.

Cascais P272 / Fragmentos - Imagem 4 de 13
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cascais P272 / Fragmentos" [Cascais P272 / Fragmentos] 27 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790255/cascais-p272-fragmentos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.