Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 2 de 22Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 3 de 22Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 4 de 22Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 5 de 22Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Mais Imagens+ 17

Wilhermsdorf, Alemanha
Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 6 de 22
© Simone Ottinger

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Wilhermsdorf está localizado a oeste de Nuremberg, nas imediações do Parque Natural Frankenhoehe. O terreno está situado na borda de um típico loteamento familiar alemão e impressiona por sua encosta orientada para sul.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 3 de 22
© Simone Ottinger

A planta do empreendimento consiste em um edifício de pavimento único, com telhado de duas águas. O cliente e o arquiteto aproveitaram todo o potencial das normas e reinterpretaram-nas em seu favor. O resultado é uma casa que se integra bem ao contexto, apesar de sua aparência individual.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 22 de 22
Corte

O edifício se apóia numa base que contém a garagem e sala de máquinas. Este embasamento suporta o pavimento térreo de vidro, que na verdade é classificado como segundo subsolo. Acima dele paira um cuboide preto com um telhado de duas águas ligeiramente inclinado.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 5 de 22
© Simone Ottinger

O piso envidraçado é a entrada principal da casa. Cozinha e sala de jantar estão alinhadas ao terraço, de onde é possível vislumbrar todo o vale. Uma unidade de dois quartos está disposta na parte de trás do edifício que toca a encosta. A unidade pode ser usada tanto como um escritório como um apartamento separado.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 12 de 22
© Simone Ottinger

Uma parede de concreto se constitui como o elemento central em todos os pisos da casa, conectados por uma escada em ziguezague, também em concreto. A superfície dos degraus são revestidos intercaladamente por pranchas de carvalho e concreto, compondo tons quentes e frios. A malha de aço serve como proteção contra quedas.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 2 de 22
© Simone Ottinger

As áreas de estar e dormitórios estão localizados no andar de cima. Uma pequena galeria se localiza entre a sala de jantar no piso térreo e área de estar acima. O espaço vazio é coberto por uma rede de proteção branca, que é usada como uma rede gigante - o playground preferido para a filha pequena e seus amigos.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 16 de 22
Planta - Térreo

O princípio de zoneamento semipermeável também foi aplicado entre banheiro e quarto. A parede curva de tijolos de vidro vislumbra vagamente a área de banho da suíte dos pais, instigando a curiosidade de quem passa.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 13 de 22
© Simone Ottinger

Na sala de estar há uma enorme janela para sentar e relaxar. Ela possibilita uma vista ampla sobre a paisagem natural circundante e sobre o mar de telhados do centro histórico da cidade.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 17 de 22
Planta - 1° Pavimento

A projeção do telhado foi coberta com tecnologia tradicional de concreto com placas de madeira. A textura do concreto se reflete no padrão de largura e das juntas nas tábuas de carvalho no nível superior.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 14 de 22
© Simone Ottinger

A fachada exterior do piso superior é coberta com lariço carbonizado. A camada de carbono preto cintilante protege a madeira de parasitas e das intempéries. Ela se configura como uma alternativa inteligente para os agentes convencionais de proteção da madeira. O método de pirólise de madeira, emprestado dos japoneses (Yakisugi), foi refinado e otimizado por uma empresa especializada do norte da Alemanha. Portanto, a quantidade necessária de madeira queimada pode ser produzida em um curto período de tempo.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 10 de 22
© Simone Ottinger

A fachada preta cintilante se integra bem à paisagem, tanto no verão quanto no inverno. Molduras de metal verde amarelo acentuam a fachada, enfatizam janelas individuais e conectam outras.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 15 de 22
Planta - Subsolo

Mesmo quando antigo, o edifício deve atender às demandas das necessidades dos residentes. Assim, e apesar de sua localização na encosta, a casa é construída inteiramente sem barreiras. Todos os pavimentos são acessados por um elevador central. O layout, com sua divisibilidade flexível de unidades, permite uma utilização ou adaptação para as diversas gerações e com uso orientado para a demanda.

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger - Imagem 9 de 22
© Simone Ottinger

A fonte de energia do edifício é geotérmica, auxiliada por painéis solares no telhado. Assim, a casa possui autonomia dos fornecedores de energia e das flutuações nos preços de petróleo e gás.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger" [House in Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger] 01 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790254/house-in-wilhermsdorf-rene-rissland-plus-peter-durschinger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.