O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Alemanha
  5. René Rissland
  6. 2015
  7. Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger

Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger

  • 17:00 - 1 Julho, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger
Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger, © Simone Ottinger
© Simone Ottinger

© Simone Ottinger © Simone Ottinger © Simone Ottinger © Simone Ottinger + 22

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Wilhermsdorf está localizado a oeste de Nuremberg, nas imediações do Parque Natural Frankenhoehe. O terreno está situado na borda de um típico loteamento familiar alemão e impressiona por sua encosta orientada para sul.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

A planta do empreendimento consiste em um edifício de pavimento único, com telhado de duas águas. O cliente e o arquiteto aproveitaram todo o potencial das normas e reinterpretaram-nas em seu favor. O resultado é uma casa que se integra bem ao contexto, apesar de sua aparência individual.

Corte
Corte

O edifício se apóia numa base que contém a garagem e sala de máquinas. Este embasamento suporta o pavimento térreo de vidro, que na verdade é classificado como segundo subsolo. Acima dele paira um cuboide preto com um telhado de duas águas ligeiramente inclinado.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

O piso envidraçado é a entrada principal da casa. Cozinha e sala de jantar estão alinhadas ao terraço, de onde é possível vislumbrar todo o vale. Uma unidade de dois quartos está disposta na parte de trás do edifício que toca a encosta. A unidade pode ser usada tanto como um escritório como um apartamento separado.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

Uma parede de concreto se constitui como o elemento central em todos os pisos da casa, conectados por uma escada em ziguezague, também em concreto. A superfície dos degraus são revestidos intercaladamente por pranchas de carvalho e concreto, compondo tons quentes e frios. A malha de aço serve como proteção contra quedas.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

As áreas de estar e dormitórios estão localizados no andar de cima. Uma pequena galeria se localiza entre a sala de jantar no piso térreo e área de estar acima. O espaço vazio é coberto por uma rede de proteção branca, que é usada como uma rede gigante - o playground preferido para a filha pequena e seus amigos.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O princípio de zoneamento semipermeável também foi aplicado entre banheiro e quarto. A parede curva de tijolos de vidro vislumbra vagamente a área de banho da suíte dos pais, instigando a curiosidade de quem passa.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

Na sala de estar há uma enorme janela para sentar e relaxar. Ela possibilita uma vista ampla sobre a paisagem natural circundante e sobre o mar de telhados do centro histórico da cidade.

Planta - 1° Pavimento
Planta - 1° Pavimento

A projeção do telhado foi coberta com tecnologia tradicional de concreto com placas de madeira. A textura do concreto se reflete no padrão de largura e das juntas nas tábuas de carvalho no nível superior.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

A fachada exterior do piso superior é coberta com lariço carbonizado. A camada de carbono preto cintilante protege a madeira de parasitas e das intempéries. Ela se configura como uma alternativa inteligente para os agentes convencionais de proteção da madeira. O método de pirólise de madeira, emprestado dos japoneses (Yakisugi), foi refinado e otimizado por uma empresa especializada do norte da Alemanha. Portanto, a quantidade necessária de madeira queimada pode ser produzida em um curto período de tempo.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

A fachada preta cintilante se integra bem à paisagem, tanto no verão quanto no inverno. Molduras de metal verde amarelo acentuam a fachada, enfatizam janelas individuais e conectam outras.

Planta - Subsolo
Planta - Subsolo

Mesmo quando antigo, o edifício deve atender às demandas das necessidades dos residentes. Assim, e apesar de sua localização na encosta, a casa é construída inteiramente sem barreiras. Todos os pavimentos são acessados por um elevador central. O layout, com sua divisibilidade flexível de unidades, permite uma utilização ou adaptação para as diversas gerações e com uso orientado para a demanda.

© Simone Ottinger
© Simone Ottinger

A fonte de energia do edifício é geotérmica, auxiliada por painéis solares no telhado. Assim, a casa possui autonomia dos fornecedores de energia e das flutuações nos preços de petróleo e gás.

Ver a galeria completa

Cita: "Casa em Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger" [House in Wilhermsdorf / René Rissland + Peter Dürschinger] 01 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790254/house-in-wilhermsdorf-rene-rissland-plus-peter-durschinger> ISSN 0719-8906