Residência Rota do Sol / Christian Wassmann

Residência Rota do Sol / Christian Wassmann - Mais Imagens+ 16

Miami Beach, Estados Unidos
  • Equipe De Projeto: Joana Bem- Haja, Pino Pavese, Garrick Ambrose, Helene Nishijo Andersen, Jorge Rivera
  • Arquiteto Local: Armando Rizo, Rizo Carreno & Partners, Inc.
  • Engenharia Estrutural: Hector De Los Reyes Engineering. Inc.
  • Engenharia Elétrica E Mecânica: Project Caine General
  • Construtora: Cobo Construction Corp.
  • Cidade: Miami Beach
Mais informaçõesMenos informações
© Todd Eberle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio Christian Wassmann e o restaurador Frank Prisinzano anunciam a abertura da Residência Rota do Sol em Miami Beach, Flórida. A casa, uma estrutura de concreto que dialoga com um bungalow de 1930, utiliza o sol como figura central para fomentar a vitalidade e saúde dos habitantes.

© Todd Eberle

Desenhada por Christian Wassmann, a residência é uma extensão de três pavimentos que converte-se no novo centro de vida. Na criação de um espaço aberto entre a estrutura original e nova adição, uma ampla cozinha serve como conexão espacial entre a casa original enquanto proporciona um espaço de interação para o proprietário e seus convidados. Por trás da cabana cria-se um muro de três níveis em espiral, voltado para o exterior. Ele é, ao mesmo tempo, estrutural, funcional e escultural, servindo como coluna vertebral do projeto. 

Corte

Na parte superior do edifício existe um terraço, o coração da residência, onde o muro curvo registra a rota do sol no solstício de verão. Durante este período, os raios de sol refletem na parede sobre a superfície do pavimento.

© Todd Eberle

Ao mesmo tempo, o muro bloqueia o vento e impõe uma sensação de calma e tranquilidade para o usuário. É aqui onde se pode encontrar a solidão entre os elementos naturais. Esta experiência sintomática, sob o céu aberto, está livre das incursões de trivialidades. Neste momento, o usuário é capaz de identificar uma experiência que é distinta da banal. A interação com o cosmos converte-se em uma experiência excepcional. 

© Casey Kelbaugh

Sob o dormitório principal, no segundo pavimento, coberto de trepadeiras, o muro curvo rodeia uma cama, enquanto esconde um banheiro aberto na parte posterior. No térreo, o muro curvo contém uma grande mesa de jantar redonda com um banco incorporado que oferece linhas de visão diretas ao bungalow original. A forma da residência é o resultado de um diálogo com a casa original e o cosmos.

© Casey Kelbaugh

O limite superior da parede curva gira 11,25° em direção ao edifício existente e as linhas do terreno direcionam-se ao norte. No centro da parede interior da habitação principal, a curvatura da parede é paralela a casa existente. No térreo, a curvatura é de 11,25° em direção ao centro do jardim. O ponto de rotação de 22.5° é o interior da chaminé do forno de pizza, que está no centro da escada que conduz ao sol.

© Todd Eberle

Originalmente publicado em Junho 27, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Rota do Sol / Christian Wassmann" [Sun Path House / Christian Wassmann] 28 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790244/res-christian-wassmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.