O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Christian Wassmann
  6. 2015
  7. Residência Rota do Sol / Christian Wassmann

Residência Rota do Sol / Christian Wassmann

  • 13:00 - 27 Junho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Rota do Sol / Christian Wassmann
Residência Rota do Sol / Christian Wassmann, © Todd Eberle
© Todd Eberle

Cortesia de Christian Wassmann © Casey Kelbaugh © Todd Eberle © Casey Kelbaugh + 21

  • Equipe de Projeto

    Joana Bem- Haja, Pino Pavese, Garrick Ambrose, Helene Nishijo Andersen, Jorge Rivera
  • Arquiteto Local

    Armando Rizo, Rizo Carreno & Partners, Inc.
  • Engenharia Estrutural

    Hector De Los Reyes Engineering. Inc.
  • Engenharia Elétrica e Mecânica

    Project Caine General
  • Construtora

    Cobo Construction Corp.
  • Mais informações Menos informações
© Todd Eberle
© Todd Eberle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio Christian Wassmann e o restaurador Frank Prisinzano anunciam a abertura da Residência Rota do Sol em Miami Beach, Flórida. A casa, uma estrutura de concreto que dialoga com um bungalow de 1930, utiliza o sol como figura central para fomentar a vitalidade e saúde dos habitantes.

© Todd Eberle
© Todd Eberle

Desenhada por Christian Wassmann, a residência é uma extensão de três pavimentos que converte-se no novo centro de vida. Na criação de um espaço aberto entre a estrutura original e nova adição, uma ampla cozinha serve como conexão espacial entre a casa original enquanto proporciona um espaço de interação para o proprietário e seus convidados. Por trás da cabana cria-se um muro de três níveis em espiral, voltado para o exterior. Ele é, ao mesmo tempo, estrutural, funcional e escultural, servindo como coluna vertebral do projeto. 

Corte
Corte

Na parte superior do edifício existe um terraço, o coração da residência, onde o muro curvo registra a rota do sol no solstício de verão. Durante este período, os raios de sol refletem na parede sobre a superfície do pavimento.

© Todd Eberle
© Todd Eberle

Ao mesmo tempo, o muro bloqueia o vento e impõe uma sensação de calma e tranquilidade para o usuário. É aqui onde se pode encontrar a solidão entre os elementos naturais. Esta experiência sintomática, sob o céu aberto, está livre das incursões de trivialidades. Neste momento, o usuário é capaz de identificar uma experiência que é distinta da banal. A interação com o cosmos converte-se em uma experiência excepcional. 

© Casey Kelbaugh
© Casey Kelbaugh

Sob o dormitório principal, no segundo pavimento, coberto de trepadeiras, o muro curvo rodeia uma cama, enquanto esconde um banheiro aberto na parte posterior. No térreo, o muro curvo contém uma grande mesa de jantar redonda com um banco incorporado que oferece linhas de visão diretas ao bungalow original. A forma da residência é o resultado de um diálogo com a casa original e o cosmos.

© Casey Kelbaugh
© Casey Kelbaugh

O limite superior da parede curva gira 11,25° em direção ao edifício existente e as linhas do terreno direcionam-se ao norte. No centro da parede interior da habitação principal, a curvatura da parede é paralela a casa existente. No térreo, a curvatura é de 11,25° em direção ao centro do jardim. O ponto de rotação de 22.5° é o interior da chaminé do forno de pizza, que está no centro da escada que conduz ao sol.

© Todd Eberle
© Todd Eberle

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência Rota do Sol / Christian Wassmann" [Sun Path House / Christian Wassmann] 27 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790244/res-christian-wassmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.