O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Yoshichika Takagi
  6. 2009
  7. Casa K / Yoshichika Takagi

Casa K / Yoshichika Takagi

  • 13:00 - 22 Junho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa K / Yoshichika Takagi
© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

© Seiya Miyamoto © Seiya Miyamoto © Seiya Miyamoto © Seiya Miyamoto + 19

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para esse projeto residencial, o cliente solicitou um espaço aberto dentro de um entorno interior. Além disso, outra condição apresentada por ele foi que a forma da casa se revelasse desde o exterior. Levando em conta estes dois requerimentos, buscou-se transmitir uma sensação de vila, rodeada por residencias, quando na verdade o terreno se encontrava em uma área residencial regular rodeado por moradias pré-fabricadas. 

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

Considerando o clima frio em Hokkaido, criar amplos espaços interiores abertos, mantendo a forma externa da moradia, não parecia a solução mais apropriada. Procuramos analisar então, a possibilidade de desenhar um espaço que fosse 'interior' (fechado em términos de envolvente térmica) mas que conferisse a sensação de encontra-se no 'exterior' como fundo dentro do edifício.

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

A condição de fazer um espaço interior aberto apontou diretamente a ideia de fazer ambientes interiores em formas de casas. Se estas formas estão dispersas, conferem uma percepção similar a de uma vila.

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

A forma da casa é um código para a divisão entre os espaços interiores e exteriores e a vila é um código implicado aos exteriores. Utilizando estes códigos, pensamos que um cenário dual interior-exterior seria possível.

Planta Baixa
Planta Baixa

Após vários testes, observou-se que uma composição com mais de três formas de casas criaria a sensação de vila, o que geraria potencialmente uma relação entre interior e exterior. Se cobrirmos completamente estas formas em uma figura de casa maior esta funcionaria como um espaço interior em termos de envolvente térmica.

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

Eventualmente, conseguimos criar um cenário que envolve o interior e o exterior, colocando 6 perfis em forma de casa dentro de uma ampla envolvente exterior que cobre a totalidade do projeto. Uma das seis formas residenciais é um terraço exterior. Interiormente, existe um visual similar ao de um vila, reforçando o código exterior perceptível dentro da edificação.

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

Como recipiente formal, desenhamos estas grandes formas residencias como interiores. Entretanto, quando as pessoas que ali vivem atualmente fazem uso destes espaços, a sensação de interior se alterna entre espaço interno e externo. Somente através desta experiência se entende a ideia de um espaço vivo e dual.

© Seiya Miyamoto
© Seiya Miyamoto

Ver a galeria completa

Cita: "Casa K / Yoshichika Takagi" [House K / Yoshichika Takagi] 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789954/casa-k-yoshichika-takagi> ISSN 0719-8906