Casa K / Yoshichika Takagi

© Seiya Miyamoto
Sapporo, Japão
  • Arquitetos: Yoshichika Takagi; Yoshichika Takagi
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  226
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Seiya Miyamoto

Casa K / Yoshichika Takagi - Mais Imagens+ 14

© Seiya Miyamoto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para esse projeto residencial, o cliente solicitou um espaço aberto dentro de um entorno interior. Além disso, outra condição apresentada por ele foi que a forma da casa se revelasse desde o exterior. Levando em conta estes dois requerimentos, buscou-se transmitir uma sensação de vila, rodeada por residencias, quando na verdade o terreno se encontrava em uma área residencial regular rodeado por moradias pré-fabricadas. 

© Seiya Miyamoto

Considerando o clima frio em Hokkaido, criar amplos espaços interiores abertos, mantendo a forma externa da moradia, não parecia a solução mais apropriada. Procuramos analisar então, a possibilidade de desenhar um espaço que fosse 'interior' (fechado em términos de envolvente térmica) mas que conferisse a sensação de encontra-se no 'exterior' como fundo dentro do edifício.

© Seiya Miyamoto

A condição de fazer um espaço interior aberto apontou diretamente a ideia de fazer ambientes interiores em formas de casas. Se estas formas estão dispersas, conferem uma percepção similar a de uma vila.

© Seiya Miyamoto

A forma da casa é um código para a divisão entre os espaços interiores e exteriores e a vila é um código implicado aos exteriores. Utilizando estes códigos, pensamos que um cenário dual interior-exterior seria possível.

Planta Baixa

Após vários testes, observou-se que uma composição com mais de três formas de casas criaria a sensação de vila, o que geraria potencialmente uma relação entre interior e exterior. Se cobrirmos completamente estas formas em uma figura de casa maior esta funcionaria como um espaço interior em termos de envolvente térmica.

© Seiya Miyamoto

Eventualmente, conseguimos criar um cenário que envolve o interior e o exterior, colocando 6 perfis em forma de casa dentro de uma ampla envolvente exterior que cobre a totalidade do projeto. Uma das seis formas residenciais é um terraço exterior. Interiormente, existe um visual similar ao de um vila, reforçando o código exterior perceptível dentro da edificação.

© Seiya Miyamoto

Como recipiente formal, desenhamos estas grandes formas residencias como interiores. Entretanto, quando as pessoas que ali vivem atualmente fazem uso destes espaços, a sensação de interior se alterna entre espaço interno e externo. Somente através desta experiência se entende a ideia de um espaço vivo e dual.

© Seiya Miyamoto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa K / Yoshichika Takagi" [House K / Yoshichika Takagi] 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789954/casa-k-yoshichika-takagi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.