O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Portugal
  5. ABProjectos
  6. 2016
  7. Reabilitação na Foz Velha / ABProjectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reabilitação na Foz Velha / ABProjectos

  • 09:00 - 21 Junho, 2016
Reabilitação na Foz Velha / ABProjectos
Reabilitação na Foz Velha / ABProjectos, © Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

© Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    4150 Foz do Douro, Portugal
  • Área

    226.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Estabilidade

    Ana Isabel Vale (ABPROJECTOS)
  • Instalações Hidraúlicas

    Miguel Vale (ABPROJECTOS)
  • Instalações Mecânicas

    Raul Vasconcelos Bessa (GET)
  • Instalações Elétricas

    Maria da Luz Santiago (RS Associados)
  • Comportamento Térmico

    Raul Vasconcelos Bessa (GET)
  • Condicionamento Acústico

    Ana Isabel Vale (ABPROJECTOS)
  • Segurança contra Incêndios

    Maria da Luz Santiago (RS Associados)
  • Construtor

    Isidro Costa
  • Mais informações Menos informações
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Nota Histórica

A casa encontra-se entre o casario da Foz Velha, a poucos metros da Igreja de São João da Foz, e tem uma construção simples, de dois pisos sem comunicação vertical interior, mas pormenores requintados nas suas carpintarias. A sua estrutura é feita através de paredes exteriores de alvenaria de pedra e vigamento em madeira.

Pouco se sabe da história desta casa - apenas que o local já se encontrava construído em 1892 com uma implantação muito semelhante à atual, como se pode ver na Planta Topográfica da Cidade do Porto (Telles Ferreira), quadrícula nº51. É de salientar que a casa adjacente à da intervenção é-lhe muito semelhante, mas com desenho simétrico, o que sugere que poderiam ambas ter sido construídas na mesma altura e pelo mesmo mestre pedreiro.

Situação
Situação

 Memória Descritiva

O terreno da intervenção encontra-se em solo urbanizável afeto às áreas históricas da Foz Velha, zona de Património Arquitetónico protegido e, por isso, a regra base fundamental do projeto passou pela conservação do edifício existente e da sua traça original.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

A casa encontrava-se em muito mau estado e bastante alterada, com anexos que foram sendo acrescentados ao longo dos anos. Assim, estes acrescentos foram todos demolidos e manteve-se a cobertura inclinada, os caixilhos em madeira com desenho tradicional e retiram-se também as caixas de estore exteriores.

No que diz respeito ao espaço interior, embora se tenha adequado a casa às necessidades atuais, um dos objetivos principais foi restaurar o interior conforme o desenho original, mantendo estrutura em vigamento, carpintarias e até a posição de algumas das paredes divisórias.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Dadas as muitas patologias de construção, a intervenção passou por guardar as carpintarias originais para que se pudessem fazer cópias novas, desde as portas às janelas exteriores. O telhado foi todo substituído, assim como toda a estrutura de vigamento que se quis aparente no piso térreo e os soalhos dos dois pisos.

Detalhe
Detalhe

Todas as paredes foram isoladas termicamente pelo interior e forradas a gesso cartonado e todos os caixilhos foram substituídos por outros de desenho semelhante em madeira e com vidro duplo.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Ao nível programático a casa desenvolve-se em dois pisos: o piso de acesso pela rua Alegre é composto por um quarto, um casa de banho, uma suite e a sala de estar, mantendo a organização original da casa. No piso inferior privilegia-se o contacto com o espaço exterior e a permeabilidade espacial. O cliente prentendia uma relação visual franca entre a zona de refeições e de confeção e, por isso, optou-se por desenhar estas áreas num único espaço, separado visualmente pela escada de acesso ao piso superior. Assim, o piso térreo é composto pela sala de jantar e pela cozinha, a lavandaria, um quarto de banho, o escritório e um quarto de hóspedes.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Superior
Planta Baixa - Superior

No que diz respeito ao espaço exterior da casa, quis-se deixar o máximo de área permeável possível. Assim, existem dois pátios ajardinados a cotas diferentes – um mais pequeno, com acesso exterior através da travessa do Adro da Foz, e um mais extenso, à cota do pavimento interior do piso térreo. A transição entre o espaço interior e o espaço exterior faz-se através de uma varanda que se construiu no alçado a Sul e que é o prolongamento do acesso exterior existente à Rua Alegre. Esta varanda é composta por um soalho de madeira de pinho assente sobre uma elegante estrutura de madeira.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

A casa mantém os embasamentos e pilastras em granito e as paredes são agora rebocadas a rosa velho.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Reabilitação na Foz Velha / ABProjectos" 21 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789950/reabilitacao-na-foz-velha-abprojectos> ISSN 0719-8906