
Pela primeira vez no Brasil, arquitetos do departamento de computação CO|DE da Zaha Hadid Architects, Shajay e Vishu Bhooshan, que também são professores do Digital Research Laboratory (DR_L) do Architectural Association School of Architecture em Londres, vão ensinar como programar e usar robôs para a fabricação de arquitetura, na oficina de 10 dias do Architectural Association Visiting School São Paulo, que vai acontecer no Fab Lab da Escola de Arquitetura da Belas Artes, de 4 a 13 de Julho de 2016.
A Visiting School pretende explorar o desenho assistido por computador (Computer Aided Design (CAD)) como uma maneira de possibilitar a criatividade arquitetônica e ainda responder às questões de desempenho espacial e material. A oficina vai focar nos relacionamentos entre as técnicas do design contemporâneo, a expressão criativa, a tecnologia de software e sua manifestação usando a fabricação robótica. O workshop também procura usar métodos de concepção comprovados na produção e plataformas de software aliadas com a pesquisa inovadora.
Pretendemos continuar tanto a exploração como a racionalização do processo multi-etapas de conceito para a manifestação física e a agenda de explorar métodos de design baseados na física, a integração de forma e estrutura, os métodos computacionais de otimização para a fabricação robótica e adaptação aos meios, métodos e conhecimentos locais.
