FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Fachada, JardimFMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Janela, FachadaFMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Mesa, Cadeira, JanelaFMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - FachadaFMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Mais Imagens+ 42

Piracicaba, Brasil
  • Arquitetos: Urbem Arquitetura; Urbem Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  590
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FF Armários Embutido, UAU Projetos, Vertz Iluminação, Via Metal Esquadrias
  • Estrutura: WA Engenharia
  • Hidráulica: KIT Projeto
  • Elétrica: Technotema
  • Cidade: Piracicaba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Fachada
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto buscou a criação de uma casa com área social privilegiada visando atender uma família constituída por um casal que pretende desfruta-la com parentes, amigos, filhos e futuros netos.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Janela, Cadeira, Fachada, Aido
© Favaro Jr.
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Favaro Jr.

 A ocupação da casa aconteceu em condomínio fechado, num terreno de 1.740 m² resultado da união de três lotes, sendo que em um deles não haja construção para possível futura comercialização, porém podendo ser aproveitado pelo paisagismo.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Superior

A valorização da vista de uma antiga usina de açúcar e mata ciliar do Rio Piracicaba foi o ponto de partida para concepção do projeto .

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Fachada, Jardim
© Favaro Jr.

 O nível de implantação garantiu a privacidade sem que fosse necessária a construção de um muro frontal, tendo como barreira física uma mureta de concreto aparente e um grande maciço de primaveras.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Fachada
© Favaro Jr.

 A ideia principal foi trazer para dentro dos ambientes a paisagem externa que acabou por definir a residência em dois volumes retangulares principais organizados em sentidos e níveis diferentes. A organização em cruz permitiu que os espaços ficassem sempre voltados para a paisagem.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Janela, Fachada
© Favaro Jr.
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Janela, Fachada
© Favaro Jr.

 No volume superior há três suítes e uma ampla sala de TV estabelecida no ponto de cruzamento entre os dois retângulos e o volume inferior se divide entre as áreas de serviços e escritório, lavabo e adega.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Cama, Dormitório
© Favaro Jr.
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Mesa, Cama, Dormitório
© Favaro Jr.

 Na cobertura do volume inferior foi utilizada a tecnologia cobertura vegetal, que ajuda a amenizar as temperaturas internas.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Imagem 12 de 47
© Favaro Jr.

 Na projeção do volume superior, sob um grande vão, situa-se o living e a varanda, de outro , sob um grande balanço, situa-se a garagem.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Favaro Jr.

 Para superar os desafios estruturais foi utilizado um sistema de estrutura mista de modo que os materiais trabalhassem sempre dentro de suas qualidades.

Corte A
Corte B

 Composta por paredes de concreto, vigas e tirantes metálicos a estrutura buscou definir e marcar a estética da casa, destacando os sistemas construtivos nos detalhes arquitetônicos. O fundo das vigas metálicas e os parafusos das conexões com a parede de concreto criam um aspecto industrial e contemporâneo.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Favaro Jr.

 Nas paredes de concreto é possível observar os veios das madeiras atravessando as linhas da paginação das formas, matriz para a paginação e dimensionamento dos outros elementos construtivos como o piso de mármore nas áreas sociais, juntas dos painéis de alumínio da fachada e até do posicionamento de luminárias, marcenarias, quadros e elementos de decoração.

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Viga
© Favaro Jr.

 Com muita preocupação em proteger a residência FMG Monte Alegre do sol da tarde na face oeste, a Urbem Arquitetura propôs no pavimento superior uma solução prática, rápida e muito bonita, um painel de câmera frigorífica revestida com um composto de alumínio. No pavimento térreo a extensa parede de concreto proporciona toda qualidade termo-acústica necessária para ambientes agradáveis 

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Cadeira, Escada
© Favaro Jr.
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Janela, Cadeira, Fachada
© Favaro Jr.

O resultado final é uma residência que se integra ao jardim e a paisagem se destacando pela sua audácia estrutural, amplitude e conexões entre os espaços garantindo ambientes com muito conforto e luz natural. 

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura - Fachada, Janela, Jardim
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura" 20 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789777/fmg-monte-alegre-urbem-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.