O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Urbem Arquitetura
  6. 2014
  7. FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura

FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura

  • 05:00 - 20 Junho, 2016
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura
FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura, © Favaro Jr.
© Favaro Jr.

© Favaro Jr. © Favaro Jr. © Favaro Jr. © Favaro Jr. + 47

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto buscou a criação de uma casa com área social privilegiada visando atender uma família constituída por um casal que pretende desfruta-la com parentes, amigos, filhos e futuros netos.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 A ocupação da casa aconteceu em condomínio fechado, num terreno de 1.740 m² resultado da união de três lotes, sendo que em um deles não haja construção para possível futura comercialização, porém podendo ser aproveitado pelo paisagismo.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Superior
Planta Baixa - Superior

 A valorização da vista de uma antiga usina de açúcar e mata ciliar do Rio Piracicaba foi o ponto de partida para concepção do projeto .

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 O nível de implantação garantiu a privacidade sem que fosse necessária a construção de um muro frontal, tendo como barreira física uma mureta de concreto aparente e um grande maciço de primaveras.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 A ideia principal foi trazer para dentro dos ambientes a paisagem externa que acabou por definir a residência em dois volumes retangulares principais organizados em sentidos e níveis diferentes. A organização em cruz permitiu que os espaços ficassem sempre voltados para a paisagem.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 No volume superior há três suítes e uma ampla sala de TV estabelecida no ponto de cruzamento entre os dois retângulos e o volume inferior se divide entre as áreas de serviços e escritório, lavabo e adega.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 Na cobertura do volume inferior foi utilizada a tecnologia cobertura vegetal, que ajuda a amenizar as temperaturas internas.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 Na projeção do volume superior, sob um grande vão, situa-se o living e a varanda, de outro , sob um grande balanço, situa-se a garagem.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 Para superar os desafios estruturais foi utilizado um sistema de estrutura mista de modo que os materiais trabalhassem sempre dentro de suas qualidades.

Corte A
Corte A
Corte B
Corte B

 Composta por paredes de concreto, vigas e tirantes metálicos a estrutura buscou definir e marcar a estética da casa, destacando os sistemas construtivos nos detalhes arquitetônicos. O fundo das vigas metálicas e os parafusos das conexões com a parede de concreto criam um aspecto industrial e contemporâneo.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 Nas paredes de concreto é possível observar os veios das madeiras atravessando as linhas da paginação das formas, matriz para a paginação e dimensionamento dos outros elementos construtivos como o piso de mármore nas áreas sociais, juntas dos painéis de alumínio da fachada e até do posicionamento de luminárias, marcenarias, quadros e elementos de decoração.

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

 Com muita preocupação em proteger a residência FMG Monte Alegre do sol da tarde na face oeste, a Urbem Arquitetura propôs no pavimento superior uma solução prática, rápida e muito bonita, um painel de câmera frigorífica revestida com um composto de alumínio. No pavimento térreo a extensa parede de concreto proporciona toda qualidade termo-acústica necessária para ambientes agradáveis 

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
© Favaro Jr.

O resultado final é uma residência que se integra ao jardim e a paisagem se destacando pela sua audácia estrutural, amplitude e conexões entre os espaços garantindo ambientes com muito conforto e luz natural. 

© Favaro Jr.
© Favaro Jr.
Cita: "FMG Monte Alegre / Urbem Arquitetura" 20 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789777/fmg-monte-alegre-urbem-arquitetura> ISSN 0719-8906