Apartamento GL / Estúdio MRGB

Apartamento GL / Estúdio MRGB - Prateleira, CadeiraApartamento GL / Estúdio MRGB - Mesa, Bancada, CadeiraApartamento GL / Estúdio MRGB - Mesa, Cadeira, VigaApartamento GL / Estúdio MRGB - PrateleiraApartamento GL / Estúdio MRGB - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Estúdio MRGB; Estúdio MRGB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hermes Romão
Apartamento GL / Estúdio MRGB - Prateleira, Cadeira
© Hermes Romão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto de requalificação de um apartamento da década de 80, situado no plano piloto, em área nobre de Brasilia. A análise preliminar da estrutura física da unidade residencial nos permitiu uma leitura clara e objetiva das condições existentes do imóvel. Ambientes relativamente exíguos, em virtude do excesso de compartimentação, e espaços mal iluminados provocavam uma sensação de clausura e confinamento que caraterizavam uma ambiência nada agradável. Diante dessas circunstâncias a intenção foi reestruturar os espaços de tal forma a privilegiar uma ocupação adequada à dinâmica da vida contemporânea.

Planta Baixa
Corte A

As abordagens e estratégias projetuais foram conduzidas, portanto, no sentido de proporcionar maior integração espacial e, sobretudo, uma expressiva flexibilidade na utilização dos espaços internos. A funções do habitar definidas pelas áreas de estar, serviço e lazer, tradicionalmente delimitadas por aéreas específicas e estáticas, no Apartamento GL são completamente flexíveis, integradas e passíveis de serem segregadas proporcionando a privacidade necessária quando desejado.

Apartamento GL / Estúdio MRGB - Prateleira
© Hermes Romão
Apartamento GL / Estúdio MRGB - Cama, Dormitório, Viga
© Hermes Romão

Tivemos a oportunidade de explorar algumas soluções inusitadas e pouco convencionais, alinhadas aos princípios conceituais estabelecidos de integração e flexibilidade espaciais. Revelamos a laje em concreto aparente com o objetivo de valorizar a nobreza do material, projetamos a bancada da cozinha em concreto e adotamos o conceito das instalações aparentes mais apropriado à dinâmica de ocupação dos espaços quotidianos. Valorizamos a madeira no piso e nos painéis móveis que dividem e integram, ao mesmo tempo, os ambientes.

Apartamento GL / Estúdio MRGB - Mesa, Bancada, Cadeira
© Hermes Romão
Apartamento GL / Estúdio MRGB - Mesa, Cadeira, Viga
© Hermes Romão

As soluções projetuais adotadas conferem a harmonia necessária entre as partes e configuram a unicidade da linguagem arquitetônica em estreita sintonia com os princípios contemporâneos. 

Isométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento GL / Estúdio MRGB" 18 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789727/apartamento-gl-estudio-mrgb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.