O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Portugal
  5. NPS Arquitectos
  6. 2016
  7. OASRN / NPS Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

OASRN / NPS Arquitectos

OASRN / NPS Arquitectos
OASRN / NPS Arquitectos, © Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

© Cátia Pimentel © Cátia Pimentel © Cátia Pimentel © Cátia Pimentel + 32

  • Autores

    Rui Neto, Odete Pereira, Sérgio Silva
  • Consultores (Conservação e Restauro)

    Cariátides
  • Engenharia (Civil + Hidráulicas + Gás + Acústica)

    SOPSEC
  • Engenharia (Mecânicas + Térmica)

    Niluft
  • Engenharia (Elétricas + Comunicações + Incêndio)

    RG4E
  • Construção

    AOF
  • Mais informações Menos informações
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se no centro da cidade do Porto. A área de intervenção era, no passado, composta por duas edificações do início do séc. XX com um jardim interior.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Objetivos do cliente: mudança da sua sede para umas instalações maiores e mais modernas e uma relação mais aberta com os seus membros e a cidade.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Objetivos do projeto: conservação do patrimônio edificado existente e dinamização do logradouro.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Em função do estado de conservação das edificações e das necessidades do cliente, foram estabelecidos três princípios de intervenção distintos: conservação/restauro, reabilitação e construção.

Os edifícios existentes apresentavam estados de conservação completamente distintos. O que apresentava melhores condições, preservando a elevada qualidade dos seus elementos arquitetônicos e decorativos, foi restaurado. Dos elementos arquitetônicos destacam-se os estuques decorativos em paredes e tetos, as superfícies policromáticas das paredes (escaiola) e tetos, e as carpintarias (lambrins, esquadrias, guarnições interiores, portadas, guarda-corpos dos lanços da caixa de escadas).

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Das operações de conservação e restauro destacam-se a dessalinização de superfícies, aplicação de argamassas de reintegração, colmatação de lacunas em tectos, tratamento de fissuras e retoques de estuques decorativos, consolidação e restauro de carpintarias

Planta - Térro
Planta - Térro
Planta - 1o Pavimento
Planta - 1o Pavimento

O que apresentava elevado estado de degradação, com a maioria dos seus elementos arquitetônicos e decorativos destruídos, foi alvo de uma reabilitação profunda, embora haja um espaço que foi possível ser conservado e restaurado. Em contraste com o edifício restaurado, no edifício reabilitado a intervenção é assumidamente contemporânea. No entanto, a configuração espacial original foi respeitada. A contemporaneidade da intervenção manifesta-se na linguagem mais simplificada e depurada dos elementos arquitetônicos e decorativos.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel
Elevação
Elevação

A ventilação e climatização dos espaços interiores dos edifícios existentes foram resolvidas através da introdução dos equipamentos no mobiliário, desenhado de forma elementar e discreta em contraste com a exuberância decorativa dos elementos arquitetônicos existentes.

Corte
Corte
© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

A introdução e organização do programa exigido para a nova utilização foram condicionados pelos espaços interiores dos edifícios existentes. Assim sendo, foi necessário executar uma construção nova que fosse capaz de albergar os espaços com maiores dimensões. Essa edificação ocupa o interior do quarteirão, funcionando como elemento de recepção dos visitantes. O interior do quarteirão funciona como pátio de chegada, onde está implantada a livraria e a cafetaria. O objetivo é que a nova edificação, embora no interior do lote, assuma um carácter mais público e aberto para a cidade.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

O edifício novo tem uma linguagem mais abstrata e uma volumetria mais reduzida para que os valores históricos e artísticos das edificações existentes sejam reforçados.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Através da nova edificação todos os espaços comunicam internamente. A hierarquia dos espaços foi determinada pela localização dos espaços mais públicos no edifício novo e os espaços semipúblicos e privados nos edifícios existentes.

© Cátia Pimentel
© Cátia Pimentel

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "OASRN / NPS Arquitectos" [OASRN / NPS Arquitectos] 16 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789578/oasrn-nps-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.