Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 2 de 41Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 3 de 41Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 4 de 41Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 5 de 41Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Mais Imagens+ 36

  • Arquiteto Responsável: Gong Dong
  • Consultoria Estrutural: Congzhen Xiao
  • LDI: China Ctdi Engineering Corporation
  • Cidade: Chongqing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 3 de 41
© Shengliang Su

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro comunitário está localizado nas montanhas do Parque Taoyuan em Chongqing. O ponto de partida é a tentativa de mesclar o novo edifício com a existente topografia. Ao invés de construir um objeto na paisagem, esperamos criar um imaginário focado na forma arquitetônica juntamente com a paisagem montanhosa. A cobertura e as paredes verdes auxiliam a envolver o volume em seu ambiente natural, e aumentam o coeficiente térmico da envoltória do edifício. 

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 28 de 41
© Shengliang Su

A relação dos espaços internos e externos é um aspecto importante neste projeto. Centro cultural, centro esportivo e centro de saúde pública são três programas principais. O volume se eleva e abaixa respondendo ao entorno montanhoso. Ao mesmo tempo, ele emoldura dois pátios: um jardim na encosta e uma praça verde onde as atividades comunitárias acontecem.

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 12 de 41
© Shengliang Su
Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 38 de 41
Axonométrico Explodido
Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 19 de 41
© Shengliang Su

Na arquitetura tradicional de Chongqing, Qilou (Casa-varanda) é uma estratégia comum devido a abundância de chuvas. Como resultado, múltiplos caminhos conectam os dois pátios e o perímetro do edifício. Eles tem forte relação com o interior e o exterior da arquitetura em uma associação visual e conexão física por grandes aberturas e vãos.

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 20 de 41
© Shengliang Su

O caráter público do centro comunitário reúne tipos variados de pessoas incluindo os cidadãos comuns, residentes da vizinhança e os usuários e funcionários do centro comunitário. O projeto portanto considera sua permanência, sua inserção e interação. Eles possuem padrões de comportamento diferentes dentro do edifício, como passear, se reunir, performar, ler, tutoria, treinar, se exercitar, consultoria de saúde, etc.

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 27 de 41
© Shengliang Su

As pessoas possuem espaços designados para tais comportamentos, enquanto podem interagir ativamente uns com os outros em um espaço aberto e fluido. Esperamos que o centro comunitário pode amplificar em espírito, e portanto se tornar um nó para intrigar e gerar energia pública de vida urbana na cidade.

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 32 de 41
Planta Segundo Pavimento

Três edifícios principais possuem seu próprio átrio onde grandes claraboias introduzem luz natural no espaço. Aberturas, janelas, balanços, e circulações mesclam o limite entre o interior e o exterior da arquitetura. Portanto, mesclando todo o espaço juntamente com o céu, as montanhas, árvores, luz natural e brisa que podem eventualmente  criar uma relação de co-existência em uma estrutura artificial e uma paisagem natural.

Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects - Imagem 14 de 41
© Shengliang Su

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chongqing, Chongqing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Chongqing Taoyuanju / Vector Architects" [Chongqing Taoyuanju Community Center / Vector Architects] 15 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789405/centro-comunitario-chongqing-taoyuanju-vector-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.