Casa LA / Eran Binderman + Rama Dotan

Casa LA / Eran Binderman +  Rama Dotan - Mais Imagens+ 10

© Oded Smadar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de comprar o terreno para construir seu futuro lar, os proprietários chegaram ao momento de escolher quem seria o arquiteto e resolveram então fazer um concurso. A química foi imediata; os arquitetos apresentaram quatro alternativas possíveis, incluindo modelos e programas de habitação. 

© Oded Smadar

O processo de trabalhar na casa foi muito claro em todas as etapas. Os proprietários compartilhavam o desejo de criar uma casa que lhes proporcionasse uma sensação de liberdade e espaço com a máxima modéstia e aconchego. Isto criou a ideia de uma casa inspirada no mediterrâneo, com raízes firmas no terreno inclinado que a rodeia. A falta de formalidade foi o pilar fundamental em todo o desenho.

Planta Baixa

O processo criativo implicou em reuniões periódicas onde os arquitetos propuseram um 'menu de degustação' por reunião afim de experimentar materiais, espaços, formas e texturas. Ao final de cada encontro, decisões eram tomadas e pouco a pouco, a casa foi criada. A obra foi refinando e limpando as ideias, para criar o produto mais preciso possível.

© Oded Smadar

A casa consiste em três alas fortemente conectadas com o jardim, uma com caráter mais pública (união), outra mais privada (jogo e sonho) e de serviços (funcionalidade) A conexão entre elas permite a união e a separação em relação a quantidade de gente na casa. A luz natural e a natureza penetram toda a casa e desenham os limites entre o interior e o exterior. 

© Oded Smadar

A ampla entrada através de um campo de oliveiras permite a liberdade de escolha. Ao final do caminho de entrada, que passa por tanques com peixes, está uma porta de metal feita à mão. Atrás dela, um pátio interno mediterrâneo se abre revelando os interiores. Neste ponto, o visitante pode seguir para onde deseja, não existe uma entrada formal e não tampouco porta de entrada. O espaço principal se abre de imediato com a piscina com borda infinita e o horizonte. 

© Oded Smadar

O espaço principal é a sala de estar que reúne família e amigos. Contém uma grande biblioteca e diferentes áreas de estar rodeadas de verde. Está construído como um pavilhão individual no jardim. Enquanto o visitante está sentando aqui, a casa desaparece por completo.

Planta Baixa

A cozinha é o centro da casa, como nas casas tradicionais de Israel. A sala de jantar está neste espaço, porém sem um espaço formal independente. A comida que sai da cozinha vai diretamente pra mesa sob uma grande luminária marroquina.

Os dormitórios das crianças foram desenhados como áreas de brincadeiras. Todas tem acesso ao jardim que oferece áreas privadas ao ar livre. O espaço compartilhado está relacionado a jogos e a diversão.

© Oded Smadar

A suíte principal é uma ilha de calma e tranquilidade. A área noturna é composta de uma paleta monocromática. A parte posterior da parede da cama é feita de marcenaria cortada a lazer para projetar a imagem do jardim. A vegetação alcança e toca todo o espaço. A área na parte posterior contém o banheiro e closet, que foram desenhados para funcionar de maneira independente.

© Oded Smadar

O subsolo tem o elemento surpresa e deriva do mundo das discotecas. A ideia do mundo subterrâneo existe em paralelo com a tranquila localidade mediterrânea do pavimento superior é intrigante.

© Oded Smadar

O jardins foram planejados como um desenho total, mas também muito particular e específico do terreno. A grande inclinação da topografia foi um desafio. Propusemos ideias diferentes para utilizar o jardim e desenhamos cada área de acordo com seu uso: entretenimento, fogueira, área de jogos, casa dos animais de estimação, uma horta, pavilhão individual, yoga, etc.

A decoração e os interiores foram pensados como a criação de uma coleção. Os móveis e os objetos de arte foram escolhidos de diferentes empresas e estilos que trabalham juntos de maneira harmônica. Os materiais utilizados são de uma grande gama de cores com muita experimentação que foi utilizado em todo o processo.

© Oded Smadar

O principal desafio foi liberar nós mesmos do processo conhecido formando assim um vocabulário novo e pessoal para este projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LA / Eran Binderman + Rama Dotan" [LA House / Eran Binderman + Rama Dotan] 16 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789389/la-house-eran-binderman-plus-rama-dotan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.