Casa 50.50 / Célula.Urbana

Casa 50.50 / Célula.Urbana - Mais Imagens+ 20

Santo Tomé, Argentina
  • Arquitetos: Célula.Urbana; Célula.Urbana
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramiro Sosa
  • Projeto E Cálculo: Arq. Juan Plablo Temporelli
  • Financiamiento: Crédito Pro.Cre.Ar
  • Cidade: Santo Tomé
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Ramiro Sosa

Margens do Rio Coronda

Pensar um espaço para habitar sempre é uma tarefa complexa quando se entende o verbo como articulador entre os costumes implícitos da cultura, as necessidades sócio-físicas que cada indivíduo traz consigo, e o ambiente, ou contexto onde se projeta a obra. O espaço e os limites incorporados como abrigo e seu entorno, criam o desafio de migrar a outra condição, a de lugar, a partir de uma concepção cronotópica.

© Ramiro Sosa

Tempo - Espaço - Indivíduo

Tudo começa com uma paisagem maravilhosa, própria do litoral, pântanos e diversidade biológica se encontram nos arredores.

Corte

Desde o início buscou-se refletir sobre dois elementos primários que modelam a necessidade de abrigo, o plano do piso e o plano do teto. É nesse ponto que o arquiteto se detém a pensar nas possibilidades a partir dos limites: tanto de orçamento, quanto de recursos humanos e tecnológicos que o contexto disponibiliza. No Celula.Urbana busca-se exaustivamente pelos tais recursos disponíveis para ordenar os elementos de forma mais eficiente, dentro de uma estética que gere uma morfologia sustentável em seu contexto imediato. A matéria é forma enquanto a lógica de sua estrutura se integra desde a concepção do habitar.

© Ramiro Sosa

A Casa 50.50 constitui-se como uma cobertura de superfície quebrada, que se descola das paredes oferecendo quantidades significativas de luz, ar e vegetação. Aproveitando as ótimas orientações que o lote oferece, alcançou-se uma eficiente ventilação cruzada que, embutida do teto, aclimata os espaços em segundos. De estrutura mista, paredes duplas e uma generosa estrutura metálica que se lança vinculando ambas partes para ganhar a maior rigidez possível, constituem cheios e vazios de galerias e verde.

Planta

A galeria, concebida como a articulação entre o artificial e o natural, marca presença em um projeto que possui 50 m2 cobertos e 50 m2 semi-cobertos. Este espaço semi-coberto é o que possibilita o bem estar e conforto do conjunto, representando a dimensão onde se produz a chegada, o primeiro contato, abrigando o perímetro e gerando planos de sombra com nitidez visual em relação à paisagem.

© Ramiro Sosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 50.50 / Célula.Urbana" [Casa 50.50 / Célula.Urbana] 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789369/casa-50-celulrbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.