O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Célula.Urbana
  6. 2015
  7. Casa 50.50 / Célula.Urbana

Casa 50.50 / Célula.Urbana

Casa 50.50 / Célula.Urbana
Casa 50.50 / Célula.Urbana, © Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

© Ramiro Sosa © Ramiro Sosa © Ramiro Sosa © Ramiro Sosa + 25

  • Arquitetos

    Célula.Urbana
  • Localização

    Santo Tomé, Argentina
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Margens do Rio Coronda

Pensar um espaço para habitar sempre é uma tarefa complexa quando se entende o verbo como articulador entre os costumes implícitos da cultura, as necessidades sócio-físicas que cada indivíduo traz consigo, e o ambiente, ou contexto onde se projeta a obra. O espaço e os limites incorporados como abrigo e seu entorno, criam o desafio de migrar a outra condição, a de lugar, a partir de uma concepção cronotópica.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Tempo - Espaço - Indivíduo

Tudo começa com uma paisagem maravilhosa, própria do litoral, pântanos e diversidade biológica se encontram nos arredores.

Corte
Corte

Desde o início buscou-se refletir sobre dois elementos primários que modelam a necessidade de abrigo, o plano do piso e o plano do teto. É nesse ponto que o arquiteto se detém a pensar nas possibilidades a partir dos limites: tanto de orçamento, quanto de recursos humanos e tecnológicos que o contexto disponibiliza. No Celula.Urbana busca-se exaustivamente pelos tais recursos disponíveis para ordenar os elementos de forma mais eficiente, dentro de uma estética que gere uma morfologia sustentável em seu contexto imediato. A matéria é forma enquanto a lógica de sua estrutura se integra desde a concepção do habitar.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

A Casa 50.50 constitui-se como uma cobertura de superfície quebrada, que se descola das paredes oferecendo quantidades significativas de luz, ar e vegetação. Aproveitando as ótimas orientações que o lote oferece, alcançou-se uma eficiente ventilação cruzada que, embutida do teto, aclimata os espaços em segundos. De estrutura mista, paredes duplas e uma generosa estrutura metálica que se lança vinculando ambas partes para ganhar a maior rigidez possível, constituem cheios e vazios de galerias e verde.

Planta
Planta

A galeria, concebida como a articulação entre o artificial e o natural, marca presença em um projeto que possui 50 m2 cobertos e 50 m2 semi-cobertos. Este espaço semi-coberto é o que possibilita o bem estar e conforto do conjunto, representando a dimensão onde se produz a chegada, o primeiro contato, abrigando o perímetro e gerando planos de sombra com nitidez visual em relação à paisagem.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Célula.Urbana
Escritório
Cita: "Casa 50.50 / Célula.Urbana" [Casa 50.50 / Célula.Urbana] 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789369/casa-50-celulrbana> ISSN 0719-8906