Casa Tronco / JVA

Casa Tronco / JVA - Imagem 2 de 38Casa Tronco / JVA - Imagem 3 de 38Casa Tronco / JVA - Imagem 4 de 38Casa Tronco / JVA - Imagem 5 de 38Casa Tronco / JVA - Mais Imagens+ 33

Oppdal, Noruega
  • Arquitetos: JVA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  302
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nils Petter Dale
  • Arquitetos Iniciais: Einar Jarmund, Håkon Vigsnæs, Alessandra Kosberg, Nikolaj Zamecznik, Claes Cho Heske Ekornaas
  • Consultores: Bark AS
  • Cliente: Withheld at the owners request
  • Cidade: Oppdal
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tronco / JVA - Imagem 5 de 38
© Nils Petter Dale

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar, na área montanhosa de Oppdal, localiza-se na parte superior de um terreno inclinado, oferecendo excelentes vistas ao sul. Um anexo é posicionado na parte baixa do lote, conformando um pátio entre os dois volumes. Ambas edificações apresentam estruturas de troncos de madeira colocadas em um elevado muro com base feita em concreto. Este cimento é elevado para controlar as diferenças de altura no terreno. As estruturas do piso e teto são feitas de madeira maciça.

Casa Tronco / JVA - Imagem 17 de 38
© Nils Petter Dale

As edificações combinam as técnicas vernaculares com uma moderna expressão arquitetônica. Isto se faz evidente no uso de amplas superfícies envidraçadas montadas entre os nós da estrutura de troncos. A interação entre os elementos abertos emoldurados em vidro e a estrutura de troncos surge ao criar variados espaços. As diferenças estáticas entre as amplas superfícies envidraçadas e a umidade relativa da construção em madeira foram um desafio em relação aos detalhes técnicos, tendo como resultado acessórios flexíveis para as janelas e colunas ajustáveis de aço.

Casa Tronco / JVA - Imagem 27 de 38
Corte

Já o anexo é construído através de uma técnica tradicional distinta. Os resíduos de madeira são utilizados como 'tijolos', o que se torna possível pelo clima seco do terreno. A figura principal de ambos volumes apresenta uma clara referência a linguagem formal do estilo construtivo tradicional, baseado no princípio de agregar comprimento aos volumes em substituição à inclinação do terreno e ao ângulo da cobertura. 

Casa Tronco / JVA - Imagem 11 de 38
© Nils Petter Dale

Construção com troncos é muito favorável desde uma perspectiva sustentável:

A construção com troncos representa um baixo consumo energético na sua fase produtiva. Durante seu uso, concentra CO2. Depois do seu uso, pode ser facilmente reutilizado, reciclado ou convertido em uma fonte de calor. Por esta razão, a estrutura de troncos apresenta exceções aos códigos energéticos de vários países, incluindo a Noruega. 

Casa Tronco / JVA - Imagem 8 de 38
© Nils Petter Dale

A Casa Tronco é sustentável devido a sua rápida montagem e fácil transporte por meio da escolha de materiais e construtoras locais. O clima interior favorece a ventilação natural e o tratamento de baixa emissão nas superfícies de madeira. A calefação baseia-se na energia térmica, bombas de calor e fogões à lenha.

Casa Tronco / JVA - Imagem 35 de 38
Detalhe

JVA acredita ser necessária a exploração das técnicas tradicionais para o desenvolvimento de uma possibilidade de construção em troncos de madeira de forma contemporânea.

Casa Tronco / JVA - Imagem 2 de 38
© Nils Petter Dale

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Tronco / JVA" [Log House / JVA] 13 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789318/log-house-jva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.