Escritório Loft / jvantspijker

Escritório Loft / jvantspijker - Mais Imagens+ 8

  • Construtora: Spacecreators
  • Cliente: Havensteder, Lucidious, jvantspijker
  • Projeto: jvantspijker urbanism architecture research
  • Equipe De Projeto: Jaakko van ’t Spijker, Paul van den Bergh, Julio Gil, Casper Aussems
  • Cidade: Rotterdam
Mais informaçõesMenos informações
© René de Wit

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Jvantspijker urbanism architecture redesenhou a parte principal de uma fábrica no bairro de Delfshaven, em Rotterdam, a fim de torná-la um espaço de escritórios aberto. Uma sala de reuniões central envolta por vidro, com um depósito e escadas que conduzem ao átrio repleto de plantas, organiza o espaço em um só gesto, transformando-o num espaço de trabalho generoso e otimista.

© René de Wit

O espaço de escritórios encontra-se em uma fábrica na primeira linha do canal, chamada ‘De Fabriek van Delfshaven’. De Fabriek é um edifício que abriga um grande número de escritórios criativos. Nos últimos dois anos, esta fábrica converteu-se em uma comunidade de trabalho vibrante, onde os estúdios de design, empresas de software e pequenas empresas vanguardistas estão juntas em uma das áreas mais antigas de Rotterdam.

Planta 02

A ideia central do projeto, além da transformação da antiga fábrica em escritórios, era manter a escala, a transparência e a leveza, conectando os espaços propostos com o átrio principal do edifício. Portanto, o elemento central foi desenhado como um híbrido entre uma habitação, uma parede e um móvel; divide conecta e proporciona espaços de serviços.

© René de Wit

Em um gesto contínuo, uma peça de madeira adquire a função de revestimentos, pisos, paredes, cozinha e átrio.O novo elemento utiliza o potencial da grande altura livre proporcionada pelo espaço aberto, acrescentando uma dimensão extra na utilização do espaço em forma de teto-jardim na parte superior da sala de reuniões. Uma pequena escada conduz até este jardim que oferece um espaço encantador para relaxar durante o dia de trabalho agitado. Ao mesmo tempo, o jardim é uma característica espetacular na paisagem do espaço e absorve o som para criar um ambiente agradável.

© René de Wit

A materialização e os detalhes do desenho são simples. Se utilizou somente madeira compensada e vidro; com duas colunas de aço que demostram o apoio na esquinas da sala de reuniões. A superfície áspera e natural da madeira contrasta com o detalhe do vidro sem moldura, que enfatiza o caráter flutuante da cobertura-jardim. A sala de reuniões está isolada acusticamente do resto do espaço aberto de escritórios, proporcionando um lugar para reuniões privadas, ligações telefônicas e um ambiente tranquilo para trabalhar.

Corte

A forma como a edificação acomoda novas funções é exemplar, sobretudo pelas oportunidades que a estratificação, reutilização e revitalização proporcionam para as muitas áreas centrais esquecidas no interior das cidades. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Delfshaven, Rotterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Loft / jvantspijker" [Loft Office / jvantspijker] 13 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789316/loft-office-jvantspijker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.