Casa Eco Urbana / Tecon Architects

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 7 de 29Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 8 de 29Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 9 de 29Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 2 de 29Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Mais Imagens+ 24

București, Romênia
  • Arquitetos: TECON Architects
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cosmin Dragomir
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUKÖNIGSTAHL, Caparol, Dimension One, Holcim, REHAU, ROCKWOOL, Saint-Gobain, Schüco, Viessmann, thyssenkrupp
  • Arquitetos Responsáveis: Bogdan Babici, Eliodor Streza
  • Equipe De Projeto: Tudor Iacob, Anca Paunescu, Monica Streza, Dragos Fodoreanu, Paul Lipan Weber
  • Estrutura: Inginerie Civila, Gheorghe Drugea, Cristi Voicu
  • Equipamento Mecânico: Proing Grup, Lucian Luca
  • Construção: Athenaeum Construct
  • Cidade: București
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 18 de 29
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escolha do terreno desta casa foi determinado pela proximidade ao Parque Herastrau, que também determinou o pequeno tamanho do lote, rodeado de vizinhanças não muito agradáveis. Uma consequência direta destas condições era o desenvolvimento vertical de espaços (garagem térrea, primeiro pavimento social, segundo pavimento com os quartos, e o terceiro com espaços de relaxamento e spa para compensar o pequeno e sombreado jardim térreo).

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 11 de 29
© Cosmin Dragomir

Embora o terreno esteja localizado em uma área bastante urbanizada, com um lote pequeno para as necessidades do cliente, o uso eficiente dos volumes - recuos e terraços em todos os pavimentos - cria espaços verdes naturalmente iluminados ao longo da altura do edifício. Este resultado também é obtido com o uso de meias alturas entre os pavimentos, o que cria um espaço interno unificado, dinâmico, fluído e interativo com grande fluxo entre os pavimentos.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 7 de 29
© Cosmin Dragomir

No exterior, a fachada do edifício segue a orientação da luz sudeste, enquanto que o alinhamento com a rua é mantido por uma varanda em estrutura metálica que é coberta de vegetação. O recuo do terceiro pavimento foi feito para não interferir com o limite de altura da rua.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 3 de 29
© Cosmin Dragomir

O corte volumétrico na fachada sul tem múltiplos propósitos: evita a colocação de uma janela diretamente sobre o edifício vizinho, proporciona iluminação natural pela manhã para os ambientes localizados na parte posterior do edifício, proporciona luz natural da tarde para o primeiro e segundo pavimentos, além de criar um espaço de estar adicional em uma varanda sobre o primeiro pavimento.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 22 de 29
© Cosmin Dragomir

A escadaria e o elevador estão locados em um localização central com paredes de vidro, formando uma torre de ventilação natural ao permitir a saída em sua cobertura do fluxo de ar mais quente nos pavimentos mais baixos, assim como a luz lateral que percorre a altura da casa.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 28 de 29
Corte Longitudinal

O desenvolvimento do projeto foi baseado em duas direções diferentes, que graças aos resultados conectados foram constantemente costurados: os elementos passivos de arquitetura e os elementos de sistemas proativos.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 4 de 29
© Cosmin Dragomir

Os elementos de arquitetura passiva são diretamente conectados com a planta baixa, que deveria seguir os pontos cardeais (iluminação solar) limitados pelas construções vizinhas, e comprometidos com a vista em direção ao Parque Herastrau. Atenção especial foi dada aos seguintes pontos: proporcionar sombra para as áreas expostas ao sol, o uso de vegetação sobre a malha de aço inox, que possui um alto nível de proteção solar, utilização de isolante térmico externo e finalmente garantir o acesso de luz natural e ventilação.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 9 de 29
© Cosmin Dragomir

Os seguintes sistemas ativos foram integrados: bomba de calor (com caldeira a gás para emergências), piso radiante, aquecimento por radiação e esfriamento em paredes e teto, ventilação de ar fresco com trocador de calor, painéis solares, des-umidificador para o spa, gerador elétrico (especialmente para a bomba de calor, mas também para a iluminação),soluções de LED de alta eficiência, BMS (Building Management System) com controle centralizado para todo o sistema.

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 10 de 29
© Cosmin Dragomir

A casa ganhou a premiação da seção de residência na Bienal Nacional de Arquitetura Romena, edição Bucareste 2014,

Casa Eco Urbana / Tecon Architects - Imagem 5 de 29
© Cosmin Dragomir

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Eco Urbana / Tecon Architects" [Urban Eco House / Tecon Architects] 09 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789119/casa-eco-urbana-tecon-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.