O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Romênia
  5. TECON Architects
  6. Casa Eco Urbana / Tecon Architects

Casa Eco Urbana / Tecon Architects

Casa Eco Urbana / Tecon Architects
Casa Eco Urbana / Tecon Architects, © Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

© Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir + 29

  • Equipe de Projeto

    Tudor Iacob, Anca Paunescu, Monica Streza, Dragos Fodoreanu, Paul Lipan Weber
  • Estrutura

    Inginerie Civila, Gheorghe Drugea, Cristi Voicu
  • Equipamento Mecânico

    Proing Grup, Lucian Luca
  • Construção

    Athenaeum Construct
  • Mais informações Menos informações
© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escolha do terreno desta casa foi determinado pela proximidade ao Parque Herastrau, que também determinou o pequeno tamanho do lote, rodeado de vizinhanças não muito agradáveis. Uma consequência direta destas condições era o desenvolvimento vertical de espaços (garagem térrea, primeiro pavimento social, segundo pavimento com os quartos, e o terceiro com espaços de relaxamento e spa para compensar o pequeno e sombreado jardim térreo).

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Embora o terreno esteja localizado em uma área bastante urbanizada, com um lote pequeno para as necessidades do cliente, o uso eficiente dos volumes - recuos e terraços em todos os pavimentos - cria espaços verdes naturalmente iluminados ao longo da altura do edifício. Este resultado também é obtido com o uso de meias alturas entre os pavimentos, o que cria um espaço interno unificado, dinâmico, fluído e interativo com grande fluxo entre os pavimentos.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

No exterior, a fachada do edifício segue a orientação da luz sudeste, enquanto que o alinhamento com a rua é mantido por uma varanda em estrutura metálica que é coberta de vegetação. O recuo do terceiro pavimento foi feito para não interferir com o limite de altura da rua.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

O corte volumétrico na fachada sul tem múltiplos propósitos: evita a colocação de uma janela diretamente sobre o edifício vizinho, proporciona iluminação natural pela manhã para os ambientes localizados na parte posterior do edifício, proporciona luz natural da tarde para o primeiro e segundo pavimentos, além de criar um espaço de estar adicional em uma varanda sobre o primeiro pavimento.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A escadaria e o elevador estão locados em um localização central com paredes de vidro, formando uma torre de ventilação natural ao permitir a saída em sua cobertura do fluxo de ar mais quente nos pavimentos mais baixos, assim como a luz lateral que percorre a altura da casa.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O desenvolvimento do projeto foi baseado em duas direções diferentes, que graças aos resultados conectados foram constantemente costurados: os elementos passivos de arquitetura e os elementos de sistemas proativos.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Os elementos de arquitetura passiva são diretamente conectados com a planta baixa, que deveria seguir os pontos cardeais (iluminação solar) limitados pelas construções vizinhas, e comprometidos com a vista em direção ao Parque Herastrau. Atenção especial foi dada aos seguintes pontos: proporcionar sombra para as áreas expostas ao sol, o uso de vegetação sobre a malha de aço inox, que possui um alto nível de proteção solar, utilização de isolante térmico externo e finalmente garantir o acesso de luz natural e ventilação.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Os seguintes sistemas ativos foram integrados: bomba de calor (com caldeira a gás para emergências), piso radiante, aquecimento por radiação e esfriamento em paredes e teto, ventilação de ar fresco com trocador de calor, painéis solares, des-umidificador para o spa, gerador elétrico (especialmente para a bomba de calor, mas também para a iluminação),soluções de LED de alta eficiência, BMS (Building Management System) com controle centralizado para todo o sistema.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A casa ganhou a premiação da seção de residência na Bienal Nacional de Arquitetura Romena, edição Bucareste 2014,

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir
Cita: "Casa Eco Urbana / Tecon Architects" [Urban Eco House / Tecon Architects] 09 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789119/casa-eco-urbana-tecon-architects> ISSN 0719-8906