O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. China
  5. gmp Architekten
  6. 2015
  7. Centro Internacional Dayuan / gmp Architekten

Centro Internacional Dayuan / gmp Architekten

Centro Internacional Dayuan / gmp Architekten
Centro Internacional Dayuan / gmp Architekten, © Christian Gahl
© Christian Gahl

© Christian Gahl © Christian Gahl © Christian Gahl © Christian Gahl + 9

  • Projeto

    Meinhard von Gerkan and Stephan Schütz with Tobias Keyl
  • Líder do Projeto

    Tobias Keyl
  • Equipe de Concurso

    Susan Schwarz, Verena Kiewardt, Clemens Ahlgrimm, Sabine Stage,
Matthias Fruntke, Thilo Zehme, Jan Demel, Huang Chang
  • Equipe de Implementação

    Susan Schwarz, Verena Fischbach, Michele Restivo, Liu Yi Xiao, Li Ran, Andreas Maue, Kristin Schoyerer, Han Huang
  • Parceiros

    CABR
  • Certificação Green Building

    Leed Silver
  • Mais informações Menos informações
© Christian Gahl
© Christian Gahl

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura de Hamburgo foi o vencedor em um concurso de arquitetura e em 2010, foi comissionado com o projeto e construção do Centro Internacional de Dayuan. Chengdu tem a reputação de ser uma cidade verde e é uma das mega-cidades chinesas com a melhor qualidade de vida, que também é baseada na cultura de vida pública no espaço urbano externo. O objetivo dos arquitetos para o projeto do conjunto de edifícios era replicar esta qualidade de uma metrópole pulsante ao oferecer uma disposição multifacetada de espaços e edifícios. A escala humana e a sequência de espaços públicos atrativos, ambos no interior e exterior, geram um projeto integrador que, com sua própria identidade, desenvolve sua atração como um marco além do próprio espaço. 

Render
Render

O complexo está localizado em um dos eixos centrais de trânsito, a avenida Tianfu. É composto de edifícios de diferentes dimensões, blocos independentes quadrados de até quatro pavimentos que se alternam com edifícios de grande altura, de tal maneira que apesar da densidade urbana, cria uma rede de conexões de espaços externos variados. No leste, duas torres de escritórios deslocadas entre si formam uma praça acolhedora, assim como a direção da prefeitura da cidade sobre a avenida. Na parte mais tranquila dos dois terrenos, afastado da rodovia, estão três torres de apartamentos. O espaço externo entre os edifícios de grande altura é subdividido em três edifícios quadrados. Abrigam as lojas e restaurantes que servem tanto às necessidades dos trabalhadores dos escritórios como os residentes.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

No contexto da importância das qualidades espaciais externas para que um bairro funcione bem, o desenho da paisagem recebeu atenção especial. Além das mudanças nas dimensões espaciais, criou-se diversidade com diferentes atmosferas através de jardins com uma variedade de temas paisagísticos que utilizam bambu, grama ou água colocados em diferentes níveis no solo. Esta topografia dos jardins e praças contribui com a identidade inconfundível do conjunto. Um sistema separado de vias assegura que o recinto seja pedonal, e portanto mais propício para participar de atividades ao ar livre.

Centro Internacional Dayuan / gmp Architekten, © Christian Gahl
© Christian Gahl

As torres de escritórios foram construídas com uma fachada dupla com ventilação natural que oferece uma melhor proteção do clima e isolamento acústico ao longo dos caminhos ruidosos, enquanto que também proporciona ventilação natural aos escritórios através do espaço entre as camadas da fachada. Apesar das diferentes construções de fachadas para as torres, como as fachadas duplas e simples que correspondem às diferentes funções de habitação e escritórios, a estrutura idêntica e os materiais combinam os dois grupos de torres em uma unidade conceitual que é visível além dos limites do terreno. Outra característica compartilhada são as esquinas arredondadas dos edifícios, que permitem melhor iluminação nas fachadas leste e oeste de três dos edifícios altos voltados para o sul.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

A claridade estrutural básica dos edifícios e a fachadas tornam possível aplicar um alto número de variação aos edifícios individuais. Isso cria uma variedade dentro da unidade, que constitui uma identidade inconfundível do conjunto enquanto o conecta com seu ambiente urbano.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro Internacional Dayuan / gmp Architekten" [Dayuan International Center / gmp Architekten] 09 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789093/centro-internacional-dayuan-gmp-architekten> ISSN 0719-8906