Centro Super Computer / NAPUR Architect

Centro Super Computer / NAPUR Architect

© Tamas Bujnovszky© Tamas Bujnovszky© Tamas Bujnovszky© Tamas Bujnovszky+ 42

Mais informaçõesMenos informações
© Tamas Bujnovszky
© Tamas Bujnovszky

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2015, um empreendimento de nível mundial foi implementado no campus Kassai út, da Universidade de Debrecen. Parte do escopo do projeto intitulado "Super Computing (HPC) no Ensino Superior", foi resultado da colaboração entre o National Information Infrastructure Development Institute (NIIFI) e as Faculdades da Universidade de Debrecen.

© Tamas Bujnovszky
© Tamas Bujnovszky

O objetivo do novo Centro Super Computer é realizar tarefas de computação e armazenar dados das equipes de pesquisa da universidade, de empresas e de indivíduos privados. De acordo com István Gaál, vice-reitor da Universidade de Debrecen, "o novo centro elevará a infraestrutura de T.I. da Universidade de Debrecen ao nível global de tecnologia de ponta". Como resultado do investimento, a Hungria está agora no 308º lugar na lista dos melhores 500 supercomputadores do mundo.

© Tamas Bujnovszky
© Tamas Bujnovszky

Os 400 m² do edifício de dois pavimentos inclui uma sala de servidor de 150 m² no piso térreo, e áreas especiais de engenharia e manutenção elétrica no primeiro andar. As unidades de refrigeração do supercomputador estão localizadas em uma área murada, ao ar livre. Ao lado disso, há também um laboratório de pesquisa e estação de trabalho de 70 m².

Corte
Corte

O dimensionamento dos espaços do edifício permite seu desenvolvimento a longo prazo, uma vez que é possível duplicar os recursos do supercomputador em apenas alguns anos. O edifício se localiza nas imediações do recém construído Centro de Informação de Energia (DEM).

© Tamas Bujnovszky
© Tamas Bujnovszky

Tanto o existente quanto o novo edifício foram projetados com geometria idêntica para formar uma única unidade de composição. Enquanto a altura do DEM é feita com uma estrutura de grade perfurada, o Centro Super Computer atinge a mesma altura através de uma parede fechada. Os dois edifícios respondem aos princípios estruturais básicos um do outro de forma refinada. Os dois "cubos" utilizam sua força conjunta para definir uma direção decisiva no campus, dando-lhe ainda mais dinâmicas espaciais. A obra foi criada usando materiais simples e de baixo custo. Um relevo foi adicionado à fachada principal para mostrar as funções do edifício. A escala e repartição do volume no edifício, tornam-o uma estrutura notável, como uma escultura, entre os prédios existentes no campus da Universidade.

© Tamas Bujnovszky
© Tamas Bujnovszky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Debrecen, Kassai út, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Super Computer / NAPUR Architect" [Super Computer Center / NAPUR Architect] 08 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788991/centro-super-computer-napur-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.