O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Industrial
  4. Peru
  5. V.Oid
  6. 2015
  7. Fábrica e Escritórios AGP eGlass / V.Oid

Fábrica e Escritórios AGP eGlass / V.Oid

Fábrica e Escritórios AGP eGlass / V.Oid
Fábrica e Escritórios AGP eGlass / V.Oid, © Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

© Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi © Juan Solano Ojasi + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Lima, Peru
  • Arquiteto Encarregado

    Felipe Ferrer
  • Área

    10000.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Chefe de Projeto

    Silvana Mendoza
  • Arquiteto do Projeto

    Alejandro Alarcón
  • Engenharia Estrutural

    Higashi Ingenieros
  • Engenharia Sanitária

    Luis Segovia
  • Empreiteira

    Aço e Concreto
  • Supervisão de Obra

    SCHT – Eduardo Vidaurre
  • Equipe de Construção Falcon

    Luiz Stella, Andrés Sarmiento, Luiz Henrique, Alexandre Galinari, Jaqueline Camizan, Lyzet Principe, Eena Mendoza, Adán Bocanegra, Lucía Cortes, Luis Corilla, Lorenzo Bouroncle, Nathaly Arrambide
  • Engenharia Eletromecânica

    Roberto Arias
  • Mais informações Menos informações
© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova fábrica produzirá os maiores para-brisas já feitos para um veículo de passageiros na história do automóvel.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Este projeto ocupa mais de 1 hectare de espaço industrial e escritórios. Localizado na zona industrial do centro de Lima, o projeto põe em diálogo uma fachada neutra com um espaço interior impecável.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

O acesso ao projeto se da através de um túnel de carpete preto que cobre todo o espaço, a altura do teto é reduzida à mínima altura para criar um espaço de transição entre a rua e o lobby, o corredor em forma afunilada abre-se a um espaço cilíndrico de pé direito triplo, o qual é envolvido com vidros brutos em U de 6 metros retro-iluminados com luzes de LED. As paredes, o piso e o teto brancos contrastam com o espaço escuro da entrada. O balcão de recepção é composto de peças de vidro bruto que foram combinadas formando uma parede de tijolos plana.

Planta do Primeiro Pavimentonto
Planta do Primeiro Pavimentonto

O cilindro é intersectado por um volume envidraçado que voa sobre o espaço de entrada - este espaço é a sala de reuniões - depois de subir pelas escadas de vidro chega-se, atipicamente, ao primeiro espaço anexo que contém vidros de controle visual que podem ser coberto. Tal possibilidade é utilizada apenas em reuniões privadas, já que ressalta a conexão visual com a linha de produção. O showroom é delimitado por três paredes de vidro preto e uma música ambiente que é ativada com o ingresso de pessoas no espaço.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

A área do escritório funciona como um grande espaço aberto com algumas salas de reunião abertas. Os escritórios dos gerentes, kitchenettes, as salas de reunião destacadas por vidros cor de limão, e os espaços de serviço revestidos em madeira carvalho encontram-se entre o espaço de escritórios abertos e a linha de produção industrial. Os escritórios e salas de reunião, por serem de vidro, possuem tetos com tratamento acústico e carpetes para otimizar a acústica nesses espaços.

Planta do Segundo Pavimento
Planta do Segundo Pavimento

Uma fachada interna de vidro reforça a conexão entre escritórios da linha industrial, todo o primeiro pavimento tem vidros tingidos de cor azul clara e todo o vidro do segundo pavimento é ultra claro. As escadas atuam como espaços de transição com uma iluminação sutil e as paredes, tetos e pisos pintados de preto; o corrimão amarelo sugere uma linha divisória de estrada; a iluminação LED está instalada abaixo dele.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

No primeiro pavimento depois lobby, um corredor iluminado com LED, paredes brancas e piso com tinta epóxi demarcam a entrada às salas de reunião, laboratórios, salas de ensaio e espaços de pesquisa e desenvolvimento. O refeitório funciona como um centro de reunião para os escritórios, laboratórios e os vestiários dos engenheiros e operadores, que conectam a entrada posterior às instalações.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Os escritórios de controle de produção encontram-se por cima da linha industrial para ter uma visão clara da maioria das áreas; anexada a esta estrutura encontra-se um corredor em balanço com piso e guarda corpo de vidro que funciona como mirante central.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

A AGP produz vidros para parabrisas de automóveis, processo para o qual a limpeza é fundamental. O piso epóxi e lonas brancas blackout que cobrem as paredes e coberturas reforçam a ideia de limpeza aos engenheiros e operadores. A iluminação e ventilação são combinadas em uma só abertura no teto para minimizar o ruído visual.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Esta linha de produção é um processo seco, sem químicos e que deve ser realizada em uma zona hermética, o que permitiu o uso de materiais que tradicionalmente não são usados em um espaço com estas características. A fachada sul recebeu um vidro duplo de perfil U para permitir a entrada de luz, além de proteger do calor pela exposição solar no verão. O restante da fachada foi revestida em Alucobond de cor prata, a base do volume foi pintada em cinza escuro e aproveita a inclinação da calçada para ressaltar a entrada principal sem grandes gestos de obra.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

O projeto é uma adaptação a uma estrutura existente, a qual criava um espaço utilizado como depósito de armazenamento, e o objetivo foi conservar ao máximo possível as estruturas metálicas e coberturas existentes, além da cobertura externa. O espaço de escritórios foi originalmente um área de armazenamento de pé direito duplo construída com uma estrutura de concreto e tijolo.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

O cliente buscava transmitir uma atmosfera de alta tecnologia em suas instalações para maximizar a confiança de seus clientes que, em sua maioria, são fabricantes de automóveis dos Estados Unidos e Europa. O desafio do projeto foi gerar um espaço inspirador para os funcionários que ali trabalham, motivando e animando estes operadores e engenheiros a trabalhar da forma mais limpa possível em um espaço de escritórios estimulante que maximize a transparência e a visibilidade em relação à linha industrial.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
V.Oid
Escritório
Cita: "Fábrica e Escritórios AGP eGlass / V.Oid" [AGP eGlass Factory & Offices / V.Oid] 09 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788753/agp-eglass-factory-and-offices-void> ISSN 0719-8906