Residência na Costa / Hernán Baremberg + Cintia Bass

Córdoba, Argentina

Residência na Costa / Hernán Baremberg + Cintia Bass - Mais Imagens+ 22

  • Projeto E Gerenciamento: Hernán Baremberg, Cintia Bass
  • Colaboradores: Flavia Ibarra, Vanesa Lerma, Ignacio Renaud
  • Estrutura: Marcelo Bonafé
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro com características geográficas incomparáveis situado na entrada à cidade de La Calera em Córdoba, em um lote irregular de esquina com uma inclinação acentuada e visuais privilegiadas das montanhas, esta residência apropria-se de suas potências locais e as incorpora a seu interior em todos os espaços.

© Gonzalo Viramonte

A relação com o entorno circundante é abordada de duas formas distintas. Morfologicamente, através do contraste, pelo uso de volumes geométricos e prismáticos e de balanços que separam a arquitetura do terreno.
Não obstante, a materialidade e os tons terrosos e ferrosos escolhidos para os revestimentos e acabamentos superficiais externos, colaboram com a intenção de construir um diálogo harmonioso e fluido com o entorno montanhoso cordovês.

© Gonzalo Viramonte

O esquema funcional pode ser lido através da volumetria. No térreo, localiza-se a entrada e um grande espaço único social de pé direito duplo que contempla a cozinha, sala de jantar, sala de jogos e a área de estar, que se negam à frente da casa e se abrem ao norte e leste, onde estão as melhores vistas e onde é possível estabelecer relações diretas com as varandas e a galeria.

Detalhe
Detalhe

No pavimento superior, um volume de 25 metros de comprimento que atravessa perpendicularmente o térreo, e apoia-se sobre o solo em uma área reduzida, gerando balaços em seus dois extremos. Contém, ainda, os espaços de uso privado: 2 dormitórios suítes com closet, um escritório e a suíte master localizada no extremo leste do volume, sobre um balanço de mais de 5 metros, com visuais impactantes e quase aéreas. Essa opção representou um desafio estrutural que foi resolvido com tirantes de aço que são escondidos por um envoltório. O volume se apresenta cego em sua fachada sul, minimizando o impacto negativo desta orientação, e gerando uma contundente presença para esta fachada.

© Gonzalo Viramonte

No subsolo, no nível do pátio, uma pequena sala de múltiplos usos, uma adega e um núcleo sanitário atuam como apoio para a piscina que se situa sobre um terraço, aproveitando para que mesma tenha uma borda infinita que se perde no horizonte.

© Gonzalo Viramonte

No mesmo nível, mas no outro extremo, localiza-se a dependência de serviço como uma célula independente e um grande depósito.

© Gonzalo Viramonte

Volumes de grandes dimensões, iluminação zenital que acompanha circulações, ambientes generosos que servem às espetaculares vistas em todos os lados, são elementos que completam este projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Costa / Hernán Baremberg + Cintia Bass" [Casa en La Cuesta / Hernán Baremberg + Cintia Bass] 03 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788750/residencia-na-costa-hernan-baremberg-plus-cintia-bass> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.