Hotel Residencial Nakâra / Jacques Ferrier Architecture

Hotel Residencial Nakâra  / Jacques Ferrier Architecture - Mais Imagens+ 16

Cap d'Agde, França
  • Arquitetos: Jacques Ferrier Architecture; Jacques Ferrier Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mathieu Ducros
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ductal®
  • Estrutura: André Verdier
  • Hidráulica: ARGETEC
  • Sistema Viário E Redes: TECTA
  • Cliente: Promeo
  • Orçamento: 12 M€
  • Questão Ambiental: BBC
  • Cidade: Cap d'Agde
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Mathieu Ducros

Descrição enviada pela equipe de projeto. Agde, uma antiga cidade fundada pelos gregos, é agora reconhecida como um massivo destino turístico de veraneio na costa mediterrânea. Sua ampla gama de opções de alojamento significa que se converteu em um dos centros turísticos mais importantes da Europa. Este novo hotel e residência de verão se estenderá até o sul, ao extremo da linha costeira de Agde, em uma área ainda pouco desenvolvida, onde os bairros residenciais predominam. 

© Mathieu Ducros

A arquitetura junto ao mar frequentemente se distinguiu por sua capacidade de inovar sem parecer fazê-lo. Desde a década de 1950, o estilo contemporâneo se expressou em uma luz, de maneira não convencional, desde a costa da Riviera Francesa até Venice Beach via Miami. Mas com a globalização e a intensificação do turismo, o desenvolvimento costeiro se deteriorou significativamente. 

Planta de Situação

Diferentemente das outras instalações recreativas, sejam de luxo o estritamente funcionais, nosso projeto se centra na qualidade da experiência do turista e seu objetivo é criar um sentido de lugar. O projeto, portanto, busca manter a visão aberta do Mediterrâneo e rompe com a banalidade e a pouca profundidade que caracteriza o recente crescimento turístico em massa.

© Mathieu Ducros

Grandes paredes de concreto branco marcam coerentemente os diferentes empreendimentos. Funcionam como filtros, criando distância entre as áreas compartilhadas - jardins e terraços da piscina - e áreas mais íntimas. O sistema de fachada dupla cria um espaço intermediário, um espaço extra que não é parte nem do interior e nem do exterior do edifício. As varandas são projetadas neste espaço ambíguo e conferem uma sensação de estar, ao mesmo tempo, dentro e fora. 

© Mathieu Ducros

As grandes treliças brancas criam uma profundidade na fachada e capturam a luz e a sombra por meio de um contínuo efeito cinético. Geram um fundo vibrante para o alegre balé de silhuetas e se iluminam pela noite para criar um ambiente suave e sutil. 

© Mathieu Ducros

Desejávamos desenvolver um entorno tranquilo neste projeto, em contraponto a intensidade do turismo de massas. A animação não vem dos próprios edifícios, mas da maneira em que se deixam penetrar pela vida a beira do mar e sua capacidade de reagir e responder a luz mediterrânea. Trata-se de uma arquitetura do clima e da atmosfera.

© Mathieu Ducros

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cap d'Agde, Hérault (34), França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Residencial Nakâra / Jacques Ferrier Architecture" [Nakâra Residential Hotel / Jacques Ferrier Architecture] 02 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788601/hotel-residencial-nakara-jacques-ferrier-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.