O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Patricia Almeida Arquitetura
  6. 2012
  7. Casa Jones / Patricia Almeida Arquitetura

Casa Jones / Patricia Almeida Arquitetura

Casa Jones / Patricia Almeida Arquitetura
Casa Jones / Patricia Almeida Arquitetura, © Edgard César
© Edgard César

© Edgard César © Edgard César © Edgard César © Edgard César + 21

© Edgard César
© Edgard César

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área residencial de Brasília que apesar de estar dentro do centro urbano, proporciona grande interação com a natureza.

Atendendo às exigências urbanísticas do bairro, o projeto se concentra dentro dos limites mínimos de afastamento da via de acesso para que todo o fundo fosse ocupado pela área verde, como foi pedido pelos clientes.

© Edgard César
© Edgard César

O ponto de partida do projeto foi o desejo do casal de ter uma casa que se integrasse com a paisagem, aliada à funcionalidade e estética. Nosso objetivo então foi trazer a paisagem para dentro através da arquitetura.

© Edgard César
© Edgard César

O projeto concebido de fora para dentro mostra total integração entre interior e exterior que, através de grandes aberturas e das claraboias valorizam a iluminação e ventilação naturais.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

As superfícies indevassáveis da fachada principal guardam a surpresa de descobertas reservada a quem adentra. A iluminação natural acontece formas diversas, mas sua principal incidência vem de cima e está presente em quase todos os ambientes da casa. É possível avistar o céu de vários pontos da casa.

© Edgard César
© Edgard César

Essa luz traz leveza e quebra a frieza das linhas retas, valorizando os materiais empregados e proporcionando um aproveitamento maior da luz do dia que também alimenta o sistema de aquecimento por meio de placas solares.

Planta Baixa - Superior
Planta Baixa - Superior

Quanto à ventilação, foram propostas grandes aberturas, painéis de ripas vazados e as claraboias que juntamente com um pé direito alto, proporcionam uma temperatura interna sempre agradável.  

Com uma proposta simples e racionalista, o projeto foi pensado como um todo, desde o partido que privilegia as linhas retas e formas puras, passando pela estrutura e chegando ao detalhamento, onde são valorizados os materiais naturais.

© Edgard César
© Edgard César

A sobreposição de duas caixas constitui em uma única estrutura arquitetônica porém com uso e composições distintos. O conjunto é interligado pela escada de estrutura metálica e madeira que funciona como o eixo central definindo o fluxo de circulação pelos espaços internos. Com o deslocamento entre as duas caixas a arquitetura ganha uma volumetria elegante e contemporânea, unindo estética e função.

Corte
Corte

Completamente aberta para a área verde e de lazer e fechada para a via de acesso, a caixa inferior recebeu o acesso principal, garagem e áreas sociais integradas à área verde e de lazer por meio de grandes painéis com caixilhos de alumínio e vidro incolor; enquanto a caixa superior, com as empenas laterais praticamente cegas, abriga a área íntima dos moradores. A fachada posterior se abre completamente para o céu e para o verde do jardim e tem sua privacidade preservada através dos grandes painéis deslizantes ripados que podem ser abertos de várias formas. Esses painéis exercem a função de filtro de luz ao mesmo tempo que mantêm a ventilação natural.

© Edgard César
© Edgard César

A escolha dos materiais recupera as características da casa brasileira numa paleta simples de concreto, vidro e ipê. Concentra no uso de relativamente poucos elementos, a valorização do espaço e a luz natural, criando uma base neutra, o que possibilita que a casa evolua e se transforme juntamente com seus usuários.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Patricia Almeida Arquitetura
Escritório
Cita: "Casa Jones / Patricia Almeida Arquitetura" [Jones House / Patricia Almeida Arquitetura] 31 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788533/casa-jones-patricia-almeida-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.