Igreja e Centro Paroquial em Burgos / VZ Arquitectos

Igreja e Centro Paroquial em Burgos  / VZ Arquitectos - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: VZ Arquitectos; Enrique Villar Pagola, Rodrigo Zaparaín Hernández
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3033
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Spigo Group
  • Arquiteto Colaborador: Ricardo González Martínez
  • Esculturas Retábulos: Javier Martínez Pérez
  • Direção E Execução: Lucio Monje Ahijado
  • Estrutura: BP Ingenieros
  • Instalações: Grado Ingenieros
  • Promotor: Pároco de saint Josemaría Escrivá. Arcebispo Burgos
  • Construtora: Construcciones ECAY SL
  • Pintura Retábulo: Rodrigo Zaparaín Hernández
  • Orçamento: 2.279.000 €
  • Arquitetos: Enrique Villar Pagola, Rodrigo Zaparaín Hernández
  • Cidade: Burgos
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de um espaço sagrado é abordado através de duas vertentes: por um lado a necessidade de caracterizar um espaço para que se expresse adequadamente essa condição de sacralidade, e por outro, responder a uma série de demandas funcionais próprias da liturgia, dotadas por sua vez, de uma grande carga simbólica. 

© Juan Carlos Quindós

Para isso, confiamos em recursos formais próprios da linguagem contemporânea, explorados em projetos anteriores (a igreja São João Paulo II em Simancas ou a capela do colégio Alcazarén, em Valladolid): a gestão do espaço e da escala, a utilização e caracterização da luz, o tratamento escultórico do espaço e volume, a coordenação de um programa iconográfico unitário de acordo com a linguagem e as características do templo.

© Juan Carlos Quindós

Projetamos um edifício com volumes arredondados que dão resposta a cada elemento do programa: a torre com um corpo de sinos e um columbário no seu interior, um pedestal contínuo que se adapta ao perímetro do terreno e abriga o centro paroquial e os acessos, e por último, para o templo, um volume cúbico que emerge sobre uma faixa de vidro. 

© Juan Carlos Quindós

O tratamento exterior é resolvido com um único material de revestimento: painéis de GRC (Glass Reinforced Concrete) com acabamento rugoso, grandes formatos e modulação horizontal organizada por níveis. Desejávamos que o caráter público e singular do edifício em um entorno urbano residencial fosse mantido. As aberturas para a iluminação foram feitas de acordo com o volume global, unificando-as com o uso de vidro escuro. Os volumes são escavados para configurar os acessos e dispor aberturas de iluminação em menor escala. 

Planta baixa - térreo
Corte Longitudinal 1

O espaço central da igreja é desenhado a partir de uma planta quadrada onde é anexada a capela. O acesso é projetado desde os pés da nave, abaixo do coro, fazendo com que o espaço e o retábulo sejam cobertos gradualmente. Se estabelece um pedestal contínuo de mármore cinza que se mantem em uma cota única. Neste âmbito, transcorrem os acontecimentos próprios da liturgia.  

O pedestal é vinculado à topografia do presbitério e contribui para que os fiéis disponham de uma referência de escala próxima, reforçada pelo plano horizontal do coro. Ao mesmo tempo, estabelece um plano horizontal a partir do qual se desprende o espaço de conteúdo mais simbólico presidido pelo retábulo e o sacrário, as paredes verticais brancas, a a fenda horizontal que introduz a luz e o plano azul do teto com uma cruz escavada. 

© Juan Carlos Quindós

O retábulo, obra do escultor Javier Martínez, foi projetado desde o princípio como um retábulo cenográfico. Tudo em frente ao retábulo foi tratado de forma unitária, como uma parede de grande espessura escavada, que abriga a plataforma na qual se desenvolve a cena central, o nicho para o sacrário e o nicho para a pintura do santo patrono. 

© Juan Carlos Quindós

Buscaram-se contrastes formais e de texturas entre os distintos elementos utilizados: mármore liso e escuro na base, grandes peças de pedra calcária rugosa na predela, um plano branco que emoldura o retábulo e a textura dourada do fundo.

© Juan Carlos Quindós

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Luis Rodríguez Arango, 7, Burgos, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja e Centro Paroquial em Burgos / VZ Arquitectos" [Parish Church and Community Centre / VZ Arquitectos] 27 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788386/igreja-e-centro-paroquial-em-burgos-vz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.