Museu Bailo em Treviso / Studiomas Architetti Associati + Heinz Tesar

Museu Bailo em Treviso / Studiomas Architetti Associati + Heinz Tesar - Mais Imagens+ 24

  • Interiores: Studiomas (Marco Rapposelli, Piero Puggina)
  • Colaboradores: Elena Gomiero, Enrico Polato, Mattia Arcaro, Andrea Zuin
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Studio Cassutti sas
  • Engenharia Estrutural: Studio di Ingegneria RS
  • Supervisão De Obra: Marco Rapposelli (Studio Mas)
  • Construção: Due P Costruzioni srl, Modena
  • Execução Interiores: Harmoge srl, Villorba (Treviso)
  • Arquitetos: Marco Rapposelli, Piero Puggina, Heinz Tesar
  • Cidade: Treviso
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Marco Zanta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Studiomas e Heinz Tesar ganharam um concurso para o projeto de reforma do museu em 2010. Dois elementos foram adicionados ao edifício, que era um mosteiro no século 16: uma fachada cruciforme, que marca a nova entrada, e uma passagem coberta, a galeria, que constitui também o novo hall de entrada.

© Marco Zanta

O Museu Bailo abriga uma coleção de arte do século XX,  mas foi fechado há 15 anos, pois o antigo edifício precisava ser reformado. O museu também precisava de uma nova fachada, mais adequada ao seu papel institucional e à sua posição no centro histórico da cidade. A fachada existente, reconstruída em 1952 após ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial, não estava em boas condições e não possuía boa qualidade. Assim, o projeto adicionou uma nova fachada para a ala sul do edifício histórico.

Planta Baixa

A forma em cruz é uma composição de oito lajes pré-fabricadas de pedra artificial, pontilhadas com pequenas perfurações, que são feitas de uma mistura de mármore de Carrara e um cimento branco especial. Elas se destacam sobre as paredes existentes, revestidas de um tipo de gesso branco polido chamado Marmorino. Por detrás da fachada, uma extensão feita de concreto branco foi entalhada em um pátio interno estreito. Ela forma uma nova arcada e que marca a do salão onde fica a entrada da recepção e da loja do museu, mas também é usado como um espaço de exposição e conferências. Esta nova galeria é um corpo de concreto liso, com cerca de 28 metros de comprimento, 3 metros de largura e 12 metros de altura, sobre quatro pilares finos.

© Marco Zanta

Uma claraboia de 28 metros de comprimento ajuda a trazer luz natural para o edifício. Três janelas - uma no eixo da cruz, outra à direita da porta e uma terceira na circulação - se abrem para uma pequena praça em frente ao museu. Uma dessas janelas proporciona uma vista para o claustro sul, onde uma escultura de figuras bíblicas de Adão e Eva é exibida. O trabalho foi desenhado por Arturo Martini (1889-1947), um artista de Treviso cujas pinturas, esculturas e gráficos estão na coleção do museu.

© Marco Zanta

As paredes da galeria são cobertos de gesso cor de areia e os pisos são feitos de mármore e cimento branco - uma referência para o acabamento usado nas paredes externas. As paredes divisórias foram retiradas das salas na parte antiga do edifício para recuperar o layout original, que agora apresenta uma série galerias abertas.

Corte

A restauração dos elementos decorativos originais, dos materiais e da estrutura do edifício foi feita no claustro, nas salas abobadadas e nas pinturas decorativas das paredes. As esculturas são exibidas em uma série de pedestais e em vitrines projetadas pelos arquitetos. Todas as bases, as cristaleiras, as mesas e os móveis foram redesenhados como uma família de pequenas arquiteturas que servem às obras de arte, hospedadas nas salas antigas do museu. O museu foi reaberto ao público em outubro de 2015.

© Marco Zanta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Treviso TV, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Bailo em Treviso / Studiomas Architetti Associati + Heinz Tesar" [Bailo Museum in Treviso / Studiomas Architetti Associati + Heinz Tesar] 26 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788100/museu-bailo-em-treviso-studiomas-architetti-associati-plus-heinz-tesar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.