O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Cabo Verde
  5. Ramos Castellano Arquitectos
  6. 2014
  7. Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos

Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos

Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos
Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos, © Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

© Ricardo Nascimento © Ricardo Nascimento © Ricardo Nascimento © Ricardo Nascimento + 42

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na praça principal duma pequena aldeia piscatória, o Hotel tenta integrar-se na arquitetura e na estrutura social do lugar.

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

A arquitetura é simples, flexível, dialoga com as outras casas e construções.

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

13 quartos em madeira da dimensão dum contentor 2.5x7.5, postos dentro duma estrutura de betão (concreto) armado à vista pintado com cal branca.

A ilha de São Vicente com um clima tropical seco flagelados pelos ventos alíseos é muito frágil em termos de materiais. Só pedras e areia, protegidas pelas leis e não renováveis a curto prazo.

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

Por esta razão a madeira certificada para os quartos, renovável, fácil de montar e desmontar fácil para transportar é sustentável. Devido a uma imprevisível demanda turística, os proprietários escolheram uma solução flexível, fácil de ser transferida para outro lugar, ou ser desmontada e utilizada em outro contexto ou país.

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

O hotel é um protótipo, cada solução é feita pensando globalmente mas agindo localmente.

A água das duchas nos quartos é reciclada e reutilizada nas sanitas, num próximo futuro, painéis fotovoltaicos serão postos no telhado para produção de energia elétrica.

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

O primeiro e o segundo andar são iguais, 6 quartos da dimensão dum contentor 7.5x2.5x2.5, e um armazém.

O rés-do-chão tem uma recepção, a sala-restaurante, e a cozinha. Pavimento em betão polido, e móveis simples feitos a partir de madeira reciclada utilizada nas cofragem do betão armado.

O último piso tem uma suíte com vista para o mar, a lavandaria e um grande terraço.

The rooms have a basic configuration to fit with the simple village living. They consist in a simple portal “skeleton” made by 8x8 wooden bars, and a “skin” of assembled wooden panels. 

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

Os quartos têm uma configuração básica que corresponde e se enquadra no modo simples de viver da vila piscatória. Não tem ar condicionado, que não é preciso devido ao recurso à ventilação cruzada no prédio. Não tem televisão com o propósito de convidar os turistas a visitar a vila e a praia, ao invés de ficar nos quartos. Instalações de baixa tecnologia. E mínimas mensagens visuais, para deixar o hóspede se concentrar em si próprio e no ambiente à volta.

Os quartos são feitos com um simples esqueleto de barrotes em madeira 8x8 e a sua pele é feita com painéis na mesma madeira. Peças d'arte do artista arquitecto Moreno Castellano são expostas no hotel.

© Ricardo Nascimento
© Ricardo Nascimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos" [Aquiles Eco Hotel / Ramos Castellano Arquitectos] 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788020/aquiles-eco-hotel-ramos-castellano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.