APT 13 / kikacamasmie+arq

APT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, CadeiraAPT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, Janela, CadeiraAPT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, Cadeira, VigaAPT 13 / kikacamasmie+arq - Imagem 5 de 14APT 13 / kikacamasmie+arq - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: kikacamasmie+arq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dpot, EDIFCON, Marcenaria Varua, Micasa, Ovo, Reka Iluminação
APT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, Sofá, Cadeira
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao pavimento térreo de um edifício de 1956 à Rua Treze de Maio, a concepção de reforma deste apartamento partiu das premissas do viver metropolitano; de forma híbrida, espontânea e atemporal.

APT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, Janela, Cadeira
© Ricardo Bassetti

O enfrentamento de uma reforma sem as plantas originais do apartamento de 170m², buscou explorar a partir da demolição - para uma maior interação entre ambientes - uma dinâmica de projeto em constante reflexão e adaptação, aliado ao denso programa elencado pelo jovem casal de clientes, que buscavam uma proposta para receber e integrar em todas instancias possíveis.

APT 13 / kikacamasmie+arq - Imagem 11 de 14
Planta Baixa (Intervenção)

Desta forma, a parte social da unidade se integra em todo o perímetro aliado às circulações, formatadas por blocos baixos que organizam banheiros e áreas de serviço. O alto pé direito existente possibilitou tomadas de projeto como esta, que viabilizaram explorar a iluminação natural, expandindo-a, e a percepção da unidade em seu volume, tridimensionalmente. Os quartos são dispostos na parte posterior do bloco, enquanto a suíte máster se abre à uma das circulações e se une de volta à área social.

APT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, Sofá, Janela
© Ricardo Bassetti

A estrutura exposta, mesclada ao compensado naval e fechamentos metálicos, resultam em uma arquitetura austera e comedida. Outros materiais utilizados foram o cimento queimado em pisos e bancadas, o bloco aparente e o taco existente foi restaurado. A unidade volta-se para si, sem abandonar a percepção do entorno e da cidade, que invadem as generosas aberturas exploradas e compartilham histórias dos que a visitam, apreciam e a habitam.

APT 13 / kikacamasmie+arq - Mesa, Cadeira, Viga
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "APT 13 / kikacamasmie+arq" 21 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787935/apt-13-kikacamasmie-plus-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.