Casa em S. Félix da Marinha / Nelson Resende

Casa em S. Félix da Marinha / Nelson Resende - Mais Imagens+ 34

São Félix da Marinha, Portugal
  • Arquitetos: Nelson Resende; Nelson Resende
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  294
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Estrutura: Miguel Pinho, engenheiro civil
  • Instalações: Miguel Pinho, engenheiro civil
  • Instalação Elétrica: António Amorim, engenheiro elétrico
  • Construtora: Alexandre Carneiro
  • Cidade: São Félix da Marinha
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta apresenta-se demasiado condicionada e rígida nos limites da área de intervenção, traduzindo uma implantação pouco flexível e no limite orçamental que evidencia uma necessidade de racionalização extrema.

© ITS – Ivo Tavares Studio

A otimização de áreas, volumes e programa, absorveu muitas das premissas iniciais que acabaram por validar-se em função de razões muito objetivas.

© ITS – Ivo Tavares Studio
Plan
© ITS – Ivo Tavares Studio

O projeto desenvolveu-se para além deste esforço "de ir ao limite", já que a solução deveria exprimir algo mais, para que o rigor incutido à obra pudesse ser justificado e avaliado como uma mais valia e não como um fim em si mesmo, promovendo e deixando em aberto um equilíbrio entre forma e função, imagem e construção, programa e uso.

© ITS – Ivo Tavares Studio

A parcela permite a criação de uma construção que, com relativa simplicidade, resolve os vários problemas funcionais, reduzindo na medida do possível as áreas de circulação ou espaços de pouca utilidade prática, encerrando a habitação ao arruamento de acesso e valorizando simultaneamente o espaço a poente, para onde os espaços convergem.

Section
Section

A imagem explora a ideia de dualidade entre espaços de uso comum e espaços de uso individual, libertando a plataforma natural para acolher os primeiros e permitindo o uso da cobertura destes para uso dos segundos.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Construtivamente, a solução indicia a acentuação formal da referida dualidade, como forma de controlar a escala e proporção do(s) objeto(s), e prevê paralelamente a gestão dos recursos econômicos disponíveis de uma forma que se pensa justa, racional e equilibrada, conferindo uma maior gravidade ao volume inferior, em pedra, e libertando com maior leveza o volume superior, rebocado.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em S. Félix da Marinha / Nelson Resende" [House in S. Félix da Marinha / Nelson Resende] 20 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787881/casa-em-s-felix-da-marinha-nelson-resende> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.