Projeto USINA 25: lançamento do documentário e do livro

No dia 31 de maio, a USINA CTAH lançará o livro "Usina: entre o projeto e o canteiro" (Edições Aurora, 380 páginas) e o documentário "Arquitetura como prática política". As duas iniciativas contaram com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP).

Na ocasião, além da exibição do documentário, haverá a distribuição gratuita do livro – inicialmente, apenas para as pessoas que se inscreveram por meio deste link, e a partir das 20h, para qualquer interessado (para tanto, é necessário colocar o nome na lista de espera).

O evento será realizado a partir das 18h na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo - SP). Mais informações aqui .

SOBRE O LIVRO

Realizado pela Usina CTAH a partir de um processo de pesquisa patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o livro "Usina: entre o projeto e o canteiro" apresenta um conjunto de textos que reflete sobre diferentes aspectos da atuação da assessoria técnica e uma seleção de trabalhos realizados nos últimos 25 anos, incluindo processos em andamento – como os Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro, em Suzano (São Paulo), e o Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo, em Açailândia (Maranhão).

  • Prefácio: Sérgio Ferro
  • Organização: Ícaro Vilaça e Paula Constante
  • Edição: Júlia Ayerbe (Edições Aurora/Publication Studio)
  • Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Patrícia Almeida e Fábio Steque (TANTO Criações Compartilhadas)
  • Patrocínio: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP​

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Em 2015, a jornalista Sabrina Duran – responsável pelo projeto de investigação jornalística Arquitetura da Gentrificação​ – e a diretora de arte Gabriela Nunes foram convidadas a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário de média metragem baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela Usina.

Tendo como fio condutor a trajetória da assessoria, o documentário "Arquitetura como prática política – 25 anos de experiência da Usina" visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.

  • Direção: Gabriela Nunes e Sabrina Duran
  • Roteiro: Gabriela Nunes, Maiári Iasi e Sabrina Duran
  • Entrevistas: Ícaro Vilaça e Sabrina Duran
  • Captação, áudio e edição: Gabriela Nunes
  • Produção: Usina CTAH
  • Equipe de produção: Gabriel Delduque, Ícaro Vilaça, Israel Pacheco Júnior e Maiári Iasi
  • Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patrícia Almeida (TANTO Criações Compartilhadas)
  • Patrocínio: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP​
  • Apoio: Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas​

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Projeto USINA 25: lançamento do documentário e do livro" 20 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787841/projeto-usina-25-lancamento-do-documentario-e-do-livro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.