O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças

Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças

  • 18:00 - 19 Maio, 2016
Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças
Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças, Raquel Rolnik credito Martin Hunter The Guardian
Raquel Rolnik credito Martin Hunter The Guardian

A urbanista Raquel Rolnik apresenta, no dia 31 de maio, palestra sobre o livro Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças (Boitempo Editorial), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Fruto das reflexões que a urbanista elaborou durante e imediatamente após o término de seu mandato como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU, “Guerra dos lugares” aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos à terra e à moradia dos mais pobres e vulneráveis.

Nesta palestra, a autora analisa as transformações recentes nas políticas habitacionais e fundiárias em vários países do mundo, no marco da expansão de uma economia neoliberal globalizada, controlada pelo sistema financeiro, que provocaram um processo global de insegurança da posse. Com enfoque global do fenômeno, investigado a partir da vivência direta da autora que observa as condições de moradia no mundo. Além disso, explora a questão, com foco no Brasil, e realiza a leitura da evolução recente das políticas habitacionais e urbanas no país, inclusive na era Lula, e à luz desses processos globais ajuda a pensar as especificidades da crise urbana no país.

Por fim, tece o entrelaçamento entre as políticas habitacionais e a política urbana, articuladas através da construção da hegemonia da propriedade individual e da transmutação dos imóveis em ativos.

Raquel Rolnik é professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, com doutorado em Graduate School of Arts and Science History Department pela New York University. Foi relatora para o direito à moradia do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Sobre o CPF-Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.
Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.

Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças
Dia 31 de maio de 2016. Terça, das 19h às 21h.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Grátis. Mediante inscrição.
Atividade com tradução em libras. Solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Veja mais:

Eventos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças" 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787827/guerra-dos-lugares-a-colonizacao-da-terra-e-da-moradia-na-era-das-financas> ISSN 0719-8906