Clube Kalorias / Estúdio AMATAM

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 2 de 39Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 3 de 39Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - CadeiraClube Kalorias / Estúdio AMATAM - ConcretoClube Kalorias / Estúdio AMATAM - Mais Imagens+ 34

Montijo, Portugal
  • Arquitetos: Estúdio AMATAM; Estúdio AMATAM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bactéria, Cinca, Dominó, Grupo Corbalan, Huric, Investwood, LOVE Tiles, Magnus-Icon, Photoshop, Primus Vitória, Quirimbas, Rubicer, Secil, Sketchup, Topeca, Vray
  • Iluminação: MELO RODRIGUES–Engenharia, Lda.
  • AVAC: SPM Engenharia
  • Águas: DSE – Desenvolvimento e Soluções de Engenharia de Edifícios, Lda.
  • Design Gráfico: Dead in Beirute e Estúdio AMATAM
  • Cliente: Seasonreturn S.A.
  • Autores: João Amaral, Manuela Tamborino
  • Colaborador: Ana Gaspar
  • Cidade: Montijo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 8 de 39
© Invisible Gentleman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A marca KALORIAS encontra-se num período de rejuvenescimento. Tendo por base este ímpeto revigorado, propuseram-nos a transformação de uma antiga loja de retail nas instalações do Fórum Montijo, num ginásio do Clube KALORIAS que traduzisse o novo conceito da marca. Não deveria ser só mais um ginásio, mas sim o desenvolvimento de uma nova estética que criasse uma identidade própria que pudesse ser replicada em futuros clubes a instalar.

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Cadeira
© Invisible Gentleman
Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Concreto
© Invisible Gentleman

Apesar do desafio criativo, o orçamento não era proporcional à tarefa, pelo que o grau de dificuldade se tornou ainda mais elevado. A procura de materiais adequados a custos comportáveis, a adoção de soluções construtivas expeditas, a priorização das zonas nucleares para a definição e identidade do espaço e a eficiência no uso dos recursos, foram preocupações sempre presentes. Mas acima de tudo, o nosso pensamento esteve focado no pressuposto de que este deveria ser um ginásio para todos, para miúdos e graúdos, atletas e sedentários, um espaço de convívio e confraternização, um verdadeiro clube para a família, moderno e atual.

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Cadeira
© Invisible Gentleman
Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 3 de 39
© Invisible Gentleman

Analisando o programa necessário e as dimensões físicas do espaço, verificamos que muitos dos usos não necessitavam de tirar partido do enorme pé direito existente, por uma razão de eficiência mas também por impeditivos técnicos. Assim, optamos por uma estratégia de colocação de volumes fechados de dimensão inferior, interligados pelo enorme vazio do espaço existente. Procuramos enfatizar a fluidez espacial, pintando de negro, acima dos 3,5 metros, todos os planos estruturais de forma a dissimular os seus limites físicos, criando assim a ilusão de um espaço ainda mais vasto. Por sua vez, nos novos volumes introduzidos, optou-se por uma pintura branca que proporciona a difusão da luz natural que trespassa o envidraçado para o interior do ginásio. Neles foram instalados os três Estúdios e o Espaço Criança, pois são as funções de uso condicionado. Os balneários e áreas técnicas foram posicionados no extremo oposto à fachada, criando uma clara distinção entre o espaço de atividade do ginásio e essas áreas de uso mais privado, enfatizada através da marcação dos limites físicos que os delimitam.

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 31 de 39
© Invisible Gentleman
Cortes

A identidade deste ginásio deveria traduzir os conceitos de urbanidade, dinamismo e diversidade. Procurou-se traduzir estes conceitos não só na forma, mas também na matéria, pelas cores e texturas dos materiais utilizados. Para além de responder à criação desta identidade, tivemos sempre em mente vectores de ordem mais técnica que orientaram as nossas escolhas, estando essas relacionadas com os usos específicos dos diferentes espaços. Ou seja, dado a prática de atividades físicas e desportivas houve o cuidado de escolher materiais duráveis e resistentes ao impacto. Dessa opção resulta a aplicação de revestimentos em OSB e em Valchromat em paredes com mais propensão ao contacto. Também utilizamos sempre que possível bloco de cimento à vista, não só por uma questão de rapidez construtiva (uma das condicionantes do projeto), mas também devido ao aspecto mais bruto e resistente que transparece. No pavimento a solução passou pela aplicação de granulado de borracha reciclada, cujas propriedades de resistência ao impacto e absorção do choque são indicadas para este tipo de instalação.

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 11 de 39
© Invisible Gentleman
Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 17 de 39
© Invisible Gentleman

Nas zonas mais nobres, especificamente junto à entrada do Ginásio, o reboco liso pretende transmitir uma certa simplicidade e elegância que contrasta com o uso pontual, mas cuidado, de cor e de texturas nas diferentes superfícies de parede e pavimento, nas restantes áreas do ginásio. O Balcão da Recepção, desenhado especificamente para este ginásio, segue o espirito do logótipo da marca, e o mobiliário móvel foi escolhido de modo a que se assumissem como peças de destaque, cujo design marca e caracteriza a identidade do ambiente criado.

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Mesa, Cadeira
© Invisible Gentleman
Planta Baixa

Nos balneários houve uma atitude mais arrojada e experimentalista, procurando criar ambientes distintos para os diferentes gêneros e utilizadores. O estudo cromático que foi elaborado, procurou associar cores específicas para cada balneário, em paralelo com a métrica e o padrão dos cerâmicos e dos painéis frontais dos cacifos, permitindo criar ritmos e contrastes que simbolizam os 3 pilares orientadores do conceito inicial: urbanidade, dinamismo e diversidade.

Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Fachada
© Invisible Gentleman
Clube Kalorias / Estúdio AMATAM - Imagem 2 de 39
© Invisible Gentleman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua de Azinheira, Zona industrial do Pau Queimado. 2870-100 Montijo, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clube Kalorias / Estúdio AMATAM" 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787788/clube-kalorias-estudio-amatam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.