Cascata Steinsdalsfossen / JVA

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 2 de 23Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 3 de 23Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 4 de 23Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 5 de 23Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: JVA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nils Petter Dale
  • Consultores: Grindaker AS, Multiconsult As Bergen, Lysstoff AS
  • Arquitetos Encarregados: Einar Jarmund, Håkon Vigsnæs, Alessandra Kosberg, Siv Hofsøy, Claes Cho Heske Ekornaas, Rakel Helling, Jens Herman Næss, Martin Blum-Jansen, Ane Groven
  • Cidade: Bergen
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 11 de 23
© Nils Petter Dale

Descrição enviada pela equipe de projeto. A administração de vias públicas da Noruega foi encarregada pelo Parlamento Norueguês para desenvolver as Rotas Turísticas Nacionais, que consistem em 18 trechos selecionados de estradas que passam por belas e variadas paisagens do país. O objetivo é transformar a Noruega em um destino mais atrativo para os turistas por meio da melhora na experiência da magnífica paisagem natural ocupada com arquitetura de destaque.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 5 de 23
© Nils Petter Dale

Jarmund / Vigsnæs Architects foi o escritório encarregado de desenvolver o destino em Steinsdalsfossen, Hardanger. Exuberante vegetação, cascatas, montanhas e geleiras na área vêm atraindo turistas há mais de cem anos.

Planta Caminho à Cascata

O projeto consiste em uma área de estacionamento com um centro de informações turísticas e um centro de sanitários, além de um caminho que conduz à atração principal, a Cascata Steinsdalfossen.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 14 de 23
© Jiri Havran

A área de estacionamento e as instalações turísticas encontram-se do outro lado do rio, ao longo da curva de uma estrada. O projeto busca integrar-se à paisagem, enquanto conecta as instalações de estacionamento e turísticas à cascata. O projeto dirige, simultaneamente, as vistas à cascata e proporciona uma barreira em relação à estrada.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 17 de 23
© Jiri Havran

Uma parede inclinada de concreto foi introduzida para mediar a diferença de níveis entre a estrada e a área de estacionamento. Esta parede transforma-se na coluna vertebral do projeto, já que segue a curva da estrada, por um lado, enquanto funciona como elemento estruturador para a conformação dos edifícios no outro.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 9 de 23
© Nils Petter Dale

Os edifícios dos sanitários e informações turísticas foram esculpidos nos volumes de concreto conectados fisicamente à parede atras de espaços externos cobertos. A medida que os volumes se separam pouco a pouco na parede, torcendo-se e apontando para a escada, refletem, ao mesmo tempo, o movimento da estrada e a visão estática da cascata.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 16 de 23
© Jiri Havran

Internamente, esta torção permite ao edifício de informações turísticas estar focado em uma visão demarcada da cascata através de uma grande janela. Externamente, a torção cria um portal entre a área de estacionamento e a rampa de grama verde que leva os turistas à cascata, assim como foca os pontos de vista da área de descanso à cascata.

Corte AA

O concreto é o material principal nesse projeto. Sua utilização in loco permitiu que os volumes esculpidos fosse construídos de tal forma que não se nota a diferença entre as paredes e lajes de cobertura, dando ao projeto uma forma coerente. Além disso, o concreto recebeu uma pigmentação que contém dióxido de cromo, resultando em uma superfície verde.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 15 de 23
© Nils Petter Dale

Esta cor verde conecta o edifício com a paisagem, dominada pelos campos verdes e a vegetação, assim como pela cor verde quase fluorescente do rio e a cascata na primavera. As fôrmas de concreto foram feitas com tábuas grossas, o que confere aos volumes uma textura rugosa e uniforme no exterior das paredes e cobertura. Apesar disso, as paredes e a cobertura que faceiam as áreas cobertas receberam uma superfície lisa.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 2 de 23
© Jiri Havran

As áreas para pedestres ao redor do espaço de descanso e informação turística, assim como o caminho que conduz ao final da cascata são de concreto cinza escovado com formas angulares. O concreto cinza é demarcado e subdividido por tiras de aço corten.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 6 de 23
© Jiri Havran

O projeto tem como objetivo oferecer, não apenas um descanso prático para a vida na estrada, mas também uma experiência dramática da natureza onde a arquitetura permite novas formas de ver e entender a paisagem.

Cascata Steinsdalsfossen / JVA - Imagem 3 de 23
© Nils Petter Dale

Originalmente publicado em Maio 19, 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hardangervegen, Bergen, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cascata Steinsdalsfossen / JVA" [Steinsdalsfossen Waterfall / JVA] 19 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787780/cascata-steinsdalsfossen-jva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.