O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Turismo
  4. Noruega
  5. JVA
  6. 2014
  7. Cascata Steinsdalsfossen / JVA

Cascata Steinsdalsfossen / JVA

Cascata Steinsdalsfossen / JVA
Cascata Steinsdalsfossen / JVA, © Nils Petter Dale
© Nils Petter Dale

© Jiri Havran © Nils Petter Dale © Nils Petter Dale © Nils Petter Dale + 23

  • Consultores

    Grindaker AS, Multiconsult As Bergen, Lysstoff AS
  • Arquitetos Encarregados

    Einar Jarmund, Håkon Vigsnæs, Alessandra Kosberg, Siv Hofsøy, Claes Cho Heske Ekornaas, Rakel Helling, Jens Herman Næss, Martin Blum-Jansen, Ane Groven
© Nils Petter Dale
© Nils Petter Dale

Descrição enviada pela equipe de projeto. A administração de vias públicas da Noruega foi encarregada pelo Parlamento Norueguês para desenvolver as Rotas Turísticas Nacionais, que consistem em 18 trechos selecionados de estradas que passam por belas e variadas paisagens do país. O objetivo é transformar a Noruega em um destino mais atrativo para os turistas por meio da melhora na experiência da magnífica paisagem natural ocupada com arquitetura de destaque.

© Nils Petter Dale
© Nils Petter Dale

Jarmund / Vigsnæs Architects foi o escritório encarregado de desenvolver o destino em Steinsdalsfossen, Hardanger. Exuberante vegetação, cascatas, montanhas e geleiras na área vêm atraindo turistas há mais de cem anos.

Planta Caminho à Cascata
Planta Caminho à Cascata

O projeto consiste em uma área de estacionamento com um centro de informações turísticas e um centro de sanitários, além de um caminho que conduz à atração principal, a Cascata Steinsdalfossen.

© Jiri Havran
© Jiri Havran

A área de estacionamento e as instalações turísticas encontram-se do outro lado do rio, ao longo da curva de uma estrada. O projeto busca integrar-se à paisagem, enquanto conecta as instalações de estacionamento e turísticas à cascata. O projeto dirige, simultaneamente, as vistas à cascata e proporciona uma barreira em relação à estrada.

© Jiri Havran
© Jiri Havran

Uma parede inclinada de concreto foi introduzida para mediar a diferença de níveis entre a estrada e a área de estacionamento. Esta parede transforma-se na coluna vertebral do projeto, já que segue a curva da estrada, por um lado, enquanto funciona como elemento estruturador para a conformação dos edifícios no outro.

© Nils Petter Dale
© Nils Petter Dale

Os edifícios dos sanitários e informações turísticas foram esculpidos nos volumes de concreto conectados fisicamente à parede atras de espaços externos cobertos. A medida que os volumes se separam pouco a pouco na parede, torcendo-se e apontando para a escada, refletem, ao mesmo tempo, o movimento da estrada e a visão estática da cascata.

© Jiri Havran
© Jiri Havran

Internamente, esta torção permite ao edifício de informações turísticas estar focado em uma visão demarcada da cascata através de uma grande janela. Externamente, a torção cria um portal entre a área de estacionamento e a rampa de grama verde que leva os turistas à cascata, assim como foca os pontos de vista da área de descanso à cascata.

Corte AA
Corte AA

O concreto é o material principal nesse projeto. Sua utilização in loco permitiu que os volumes esculpidos fosse construídos de tal forma que não se nota a diferença entre as paredes e lajes de cobertura, dando ao projeto uma forma coerente. Além disso, o concreto recebeu uma pigmentação que contém dióxido de cromo, resultando em uma superfície verde.

© Nils Petter Dale
© Nils Petter Dale

Esta cor verde conecta o edifício com a paisagem, dominada pelos campos verdes e a vegetação, assim como pela cor verde quase fluorescente do rio e a cascata na primavera. As fôrmas de concreto foram feitas com tábuas grossas, o que confere aos volumes uma textura rugosa e uniforme no exterior das paredes e cobertura. Apesar disso, as paredes e a cobertura que faceiam as áreas cobertas receberam uma superfície lisa.

© Jiri Havran
© Jiri Havran

As áreas para pedestres ao redor do espaço de descanso e informação turística, assim como o caminho que conduz ao final da cascata são de concreto cinza escovado com formas angulares. O concreto cinza é demarcado e subdividido por tiras de aço corten.

© Jiri Havran
© Jiri Havran

O projeto tem como objetivo oferecer, não apenas um descanso prático para a vida na estrada, mas também uma experiência dramática da natureza onde a arquitetura permite novas formas de ver e entender a paisagem.

© Nils Petter Dale
© Nils Petter Dale

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
JVA
Escritório
Cita: "Cascata Steinsdalsfossen / JVA" [Steinsdalsfossen Waterfall / JVA] 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787780/cascata-steinsdalsfossen-jva> ISSN 0719-8906