Liceu Francês de Chicago / STL Architects

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 2 de 24Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 6 de 24Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 3 de 24Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 7 de 24Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: STL Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7896
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Morin Corp.
  • Arquiteto De Registro: STL Architects
  • Engenharia Estrutural: ARUP Chicago
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Hidráulica: McGuire Engineers
  • Engenharia Civil: Kimley Horn and Associates, Inc.
  • Empreiteira: Bulley & Andrews
  • Arquiteto Paisagista: STL Architects + Culliton Quinn
  • Projeto De Iluminação: ARUP Chicago
  • Acústica: ARUP Chicago
  • Projeto Da Cozinha: Edge Associates
  • Representante Do Proprietário: PMA (Project Management Advisors)
  • Custo: $28.9 M
  • Cidade: Chicago
Mais informaçõesMenos informações
Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 5 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado próximo ao centro da Praça Lincoln em Chicago, o Liceu Francês foi concebido como um campus educativo com espaços repletos de luz destinados a favorecer as descobertas educativas, e ambientes compartilhados destinados a celebrar a comunidade internacional da escola.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 2 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

Estendendo-se por mais de 3,8 acres, o campus da escola foi projetado para ser implementado em fases durante os próximos anos. A primeira fase do desenvolvimento do campus tem capacidade para desempenhar funções escolares básicas tais como espaços acadêmicos, áreas administrativas e um ginásio. As futuras fases incorporam um auditório, uma biblioteca expandida e um edifício de artes. Este foco permitiu que os recursos financeiros fossem utilizados de forma a agregar valor progressivamente ao projeto no futuro.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 16 de 24
Planta de Implantação

O conceito fundamental do projeto gira em torno da criação de um ambiente de aprendizado compartilhado no qual se celebra a comunidade vibrante da escola. Destinado à participação de professores e estudantes de todos os níveis acadêmicos, esse espaço de aprendizado social manifesta-se por meio de um majestoso átrio aberto de 4 pavimentos. Os espaços sustentados pelo átrio contemplam espaços informais para a interação de alunos e professores. Além disso, o espaço oferece um sentimento compartilhado de responsabilidade social e mundial, atributos que são intrínsecos ao plano de estudos e a comunidade da escola.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 14 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

O Liceu encontra-se em um dos bairros mais dinâmicos, artísticos e culturalmente relevantes de Chicago, onde a escola tem como objetivo cultivar alianças comunitárias. O campus conta com uma via privada, e as instalações de cursos preparatórios para a universidade estão equipados para receber um máximo de 800 estudantes em 41 salas, laboratórios de artes, ciências e música, uma cafeteria, um ginásio, uma biblioteca, escritórios administrativos, áreas de lazer infantil, um campo de futebol, e um espaço verde para atividades esportivas ao ar livre.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 17 de 24
Planta do Primeiro Pavimento

O Liceu Francês de Chicago foi o primeiro projeto de desenvolvimento que cruzou a mesa do então recém-eleito 47o Prêmio Aldernan Ameya Pawar em 2011. O campos substituiu o antigo Hospital Ravenswood que estivera desocupado durante mais de uma década. O novo projeto certificado LEED foi uma adição bem-vinda na área, que trouxe energia renovada a um local já florescente. 

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 12 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

Devido ao orçamento agressivo do empreendimento, o projeto foi concebido com o objetivo de alcançar a máxima eficiência, o que faz dele um dos projetos educativos mais rentáveis construídos em Chicago nos últimos anos.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 6 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

Trata-se de um marco destes ambiciosos investimentos. O Liceu Francês de Chicago representa um grande exemplo de como um foco de projeto deliberadamente sóbrio pode produzir uma arquitetura de qualidade excepcional, e que uma economia de meios expressivos pode gerar uma magnífica arquitetura arraigada na simplicidade e nas qualidades essenciais inerentes a qualquer grande edifício: luz e ar, a proporção e a cor, a circulação e a disposição.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 4 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

O novo campus abriu suas portas no outono de 2015 e coincidiu com o aniversário de 20 anos do Liceu Francês como comunidade educativa internacional em Chicago.

Liceu Francês de Chicago / STL Architects - Imagem 11 de 24
© Ignacio Espigares/STL Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1929 W Wilson Ave, Chicago, IL 60640, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Liceu Francês de Chicago / STL Architects" [Lycée Français de Chicago / STL Architects] 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787778/liceu-frances-de-chicago-stl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.